A compra de um carro novo é um sonho de consumo para boa parte das famílias brasileiras. Mas a aquisição de um veículo deve ser precedida de muito estudo por parte do comprador, que precisa analisar com cuidado todas as características do automóvel para saber se o custo benefício é vantajoso ou não. Um dos pontos que o motorista pode considerar é o grau de desvalorização do carro em questão.
Um veículo perde poder de valorização assim que sai de uma concessionária. Independente do modelo, da marca ou mesmo da eficiência do produto, a partir do momento em que o carro ganha um dono, ele perde valor oficialmente. Com o passar do tempo, naturalmente ele perde ainda mais valor, já que vai sendo desgastado pelo uso por mais cuidado e zelo que o proprietário possa ter.
De todo modo, mesmo que todos os carros percam valor com o tempo, o fato é que alguns modelos de algumas marcas específicas estão perdendo o valor com mais força nos últimos meses. Neste sentido, o motorista deve considerar todas as consequências da compra destes veículos caso ele considere que a desvalorização rápida seria uma desvantagem.
Veja abaixo os oito modelos de carros usados que mais se desvalorizam com o tempo atualmente:
- Peugeot e-208: desvalorização de 15,48%;
- Citroën C4;desvalorização de 7,39%;
- Jeep Commander: desvalorização de 7,44%;
- Renault Captur: desvalorização de 7,39%;
- Volkswagen Voyage: desvalorização de 7,34%;
- Renault Logan: desvalorização de 6,5%;
- Chevrolet Cruze: desvalorização de 6,3%;
- Fiat Argo: desvalorização de 5,49%.
Os motivos da desvalorização
As razões que motivam a desvalorização destes veículos citados acima não são as mesmas. Cada modelo possui as suas próprias características que motivam estas quedas. No caso do Voyage, por exemplo, a desvalorização ocorre porque o modelo já saiu de linha, e isso pode fazer com que perca poder de venda.
É basicamente o mesmo que ocorre com o Captur, que deve sair de linha em breve, o que pode acelerar o processo de desvalorização. No caso do Jeep Comander, a desvalorização acontece porque estamos falando de um carro mais caro do que os demais. Assim, a sua queda é ainda mais perceptível.
Queda nas vendas
No Brasil, dados oficiais mostram que há uma sensível queda nas vendas de carros novos no país neste ano de 2023. Entre os dias 25 e 30 de maio deste ano, a queda nas vendas foi de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram recentemente divulgados pelo jornal Folha de São Paulo.
Parte da queda pode estar acontecendo por causa da expectativa em torno do novo projeto do Governo Federal para barateamento dos carros. Parte dos usuários que estão em vias de comprar um veículo estão esperando para saber se poderão comprar um carro em melhores condições.
“Quando há qualquer anúncio de redução de imposto, as pessoas esperam para ver o que vai acontecer. Com a definição, as coisas devem voltar ao normal. A situação ainda está meio confusa”, disse Joel Leite, diretor da agência Autoinforme.
Carros populares
Os detalhes sobre este programa do Governo Federal que visa a diminuição dos valores dos carros populares, aliás, foram anunciados nesta segunda-feira (5). De acordo com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) a ideia é fazer com que as pessoas tenham um desconto especial que poderá variar entre R$ 2 mil e R$ 9 mil.
Ele também anunciou que o programa vai ter duração de apenas quatro meses, e contará com um teto de R$ 1,5 bilhão de subsídio, ou seja, quando o dinheiro acabar o projeto também vai ter que parar, mesmo que antes do fim dos quatro meses estabelecidos.
Com a medida, se espera que a venda de carros populares de até R$ 120 mil cresça no Brasil, ao menos no decorrer dos quatro meses que se seguem.