O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que três estados brasileiros correm riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. De acordo com o alerta, a possibilidade é de chuva superior a 100 mm em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Primeiramente, é importante salientar que cada milímetro de chuva equivale a um litro de água derramado em uma área de 1 metro quadrado.
Ainda, de acordo com o instituto, alguns estados serão afetados com chuvas intensas (entre 50 e 100 mm/dia) e ventos com variação de 60 a 100 km/h. Por esse motivo, os riscos de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos aumentam consideravelmente, o que deve deixar os cidadãos em alerta.
Diversos municípios do estado de Santa Cantarina registraram fortes chuvas desde o dia 26. De acordo com informações da Defesa Civil, o estado está em alerta devido ao mau tempo.
Demais estados
Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta confirmando que 851 cidades estão em estado de alerta no país. A saber, são dois alertas no total.
A princípio, os alertas abrangem diversas regiões de Minas Gerais. Segundo o INMET, há dois níveis diferentes nesses alertas. Para o nível amarelo (Perigo Potencial), o volume de chuvas pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Além da chuva forte, são aguardados ventos de 40 km/h a 60 km/h. O órgão orienta ainda para um risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta sobre as tempestades segue para toda esta semana. A seguir, veja a lista de cidades já está disponível para consulta dos brasileiros. Veja a lista de cidades aqui.
Classificações
Confira a classificação dos alertas de chuvas intensas do Inmet:
- Amarelo: ventos entre 40 km/h e 60 km/h
- Laranja: ventos entre 60 km/h e 100 km/h
- Vermelho: ventos acima de 100 km/h
Veja algumas instruções do Inmet, em períodos de chuvas fortes:
- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Seja como for, em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos
- Em primeiro lugar, evite contato com as águas;
- Não dirija em áreas alagadas;
- Evitar pontilhões e pontes submersas;
- Por fim, redobre a atenção com as crianças.
Deslizamentos
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Ventos fortes
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, fique longe de janelas.