Alerta de chuvas fortes em quase todo país e risco de geada; veja a lista de cidades

A primeira semana de novembro será marcada por chuva em algumas regiões do país, de acordo com previsões do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A primeira semana de novembro será marcada por chuva em algumas regiões do país, de acordo com previsões do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto emitiu um alerta laranja para fortes chuvas no Centro-Sul e Centro-Oeste do Brasil. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos entre 60-100 km/h, e possível queda de granizo. Além disso, há riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Para o centro-sul do Paraná, a previsão também é de volumes mais elevados, com acumulados de chuva entre 50mm e 70mm. Já no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a previsão de é de 20mm a 40mm.

Nas regiões de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás a previsão de acumulados de chuva ficará entre 20mm e 30mm. De acordo com os especialistas, as chuvas podem ganhar força nessas áreas nesta semana.

Ainda, o Inmet emitiu um alerta amarelo para chuvas fortes até ás 10h de amanhã em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, sul do Pará, Maranhão e Piauí, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40-60 km/h.

“A massa de ar frio, de origem polar, será responsável por causar uma queda brusca e bastante acentuada de temperatura no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Em 24h pode acontecer uma queda nos valores de temperatura de 8°C a 10°C, em média”, informa a previsão da Climatempo.

Classificações 

Confira a classificação dos alertas de chuvas intensas do Inmet:

  • Amarelo: ventos entre 40 km/h e 60 km/h
  • Laranja: ventos entre 60 km/h e 100 km/h
  • Vermelho: ventos acima de 100 km/h

Veja algumas instruções do Inmet, em períodos de chuvas fortes:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Seja como for, em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.