Grande AVISO GERAL para os beneficiários do INSS e quem declara o Imposto de Renda
De acordo com informações do INSS, o extrato para declaração do imposto de renda - 2023 já está disponível. Saiba mais!
De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o extrato para declaração do imposto de renda – 2023 já está disponível.
Imposto de renda 2023: informe de rendimentos do INSS já está disponível
Segundo destaca o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o extrato se refere ao informe de rendimentos que é fornecido pelo instituto. O extrato de Imposto de Renda é necessário que o beneficiário declare os valores recebidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como acessar o extrato do INSS?
Para acessar o extrato, o usuário deve acessar o aplicativo Meu INSS, ou ainda, é possível acessar o Meu INSS diretamente no site. Por isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que não é necessário que o beneficiário compareça a uma agência para solicitar o extrato, já que esse está disponível diretamente para download na internet.
Segundo destaca o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para acessar o Meu INSS através do app ou do site, é necessário fazer o seu login com os dados da sua conta Gov.
Por conseguinte, deve clicar na opção “do que você precisa”, digitar “extrato do Imposto de Renda” e clicar em “emitir o documento”. Além disso, o beneficiário também pode solicitar o documento diretamente no banco pelo qual recebe o benefício.
Mudanças na declaração do imposto de renda
De acordo com informações oficiais da Receita Federal do Brasil, a partir deste ano as declarações do imposto de renda de pessoa física deveriam ser entregues entre 15 de março e 31 de maio. Em 2022, o prazo começou em 7 de março e terminou no dia 31 de maio, após uma prorrogação, visto que o prazo final inicial era 29 de abril.
Declaração pré-preenchida
A Receita Federal explica que a alteração ocorrida neste ano objetiva permitir a todos os contribuintes utilizarem a declaração pré-preenchida pela Receita. Por isso, o prazo precisou ser alterado.
Visto que os contribuintes terão acesso a declaração pré-preenchida apenas no final deste mês (fevereiro/23), sendo assim, existe uma necessidade de consolidar as informações. A declaração pré-preenchida pode proporcionar menos erros na declaração de imposto de renda, bem como é mais conveniente para o contribuinte.
Além disso, a Receita Federal destaca que as novas regras para a declaração do imposto de renda da pessoa física – 2023 serão anunciadas em coletiva de imprensa, no próximo dia 27, após o carnaval.
Portanto, é importante que o contribuinte tenha todos os informes de rendimentos necessários para a correta declaração do seu Imposto de Renda, algo que também se aplica ao cidadão que recebe benefícios por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).