Graduações para atuar na área de gestão de negócios

Há muitos cursos no ensino superior que são voltados para a área de administração e gerenciamento de negócios. Conheça os principais!

A área de gestão de negócios é almejada por muitos brasileiros. Há muito interesse em gerir empresas, sobretudo quando se trata do próprio empreendimento.

Se antigamente o sonho de ser empresário era bem distante, atualmente há facilidades nos processos, permitindo que pessoas de classes mais baixas tenham essa oportunidade.

Um bom primeiro passo – ou até mesmo segundo ou terceiro – é buscar uma graduação que possa oferecer conhecimentos que agreguem valor nesse nicho.

Há muitas faculdades válidas para empresários, novos e já experientes, com negócios de todos os portes. Também para aqueles que sonham em um dia comandar sua marca própria. Bem como os que têm intuito de fazer parte de uma corporação, oferecendo sua formação como geração de valor no cargo de atuação.

Selecionamos alguns dos principais cursos que podem ser interessantes para quem deseja seguir carreira em gestão de negócios, administração e áreas correlatas.

Administração de Empresas

Administração de empresas é um dos cursos campeões de busca entre os brasileiros que desejam cursar uma graduação.

Ele é voltado para a área de negócios, sendo uma boa dica tanto para quem deseja atuar na iniciativa privada como contratado, na administração de órgãos públicos e entidades do terceiro setor. Ou seja, é um curso bem amplo.

Além disso, seu conteúdo programático envolve disciplinas que são ótimas para aprender a gerir o próprio negócio também. Você sai com uma boa base sobre a gestão de recursos financeiros, recursos humanos, compras, vendas, etc.

Marketing

A graduação em Maketing é voltada para a área de vendas e tudo o que se refere ao posicionamento da marca em seu mercado de atuação.

O profissional tem uma base que pode complementar muito a administração de um negócio. Oferece conhecimentos para vender serviços e produtos, expor a marca na internet, mídias e demais pontos de divulgação, fidelizar e atender clientes, assim como gerenciar a carreira a partir de muitas estratégias.

Gestão de Empresas

O curso é parecido com o de Administração de Empresas, mas o foco é em organizações privadas. Pode ser bacana para quem sonha em ter um empreendimento próprio, já o tem ou quer conquistar um cargo de gerência em alguma companhia.

Comércio Exterior

Essa é uma oportunidade de atuar com gestão de negócios atrelando a operações em países diversos, tanto de compra como de venda seja de organizações privadas como públicas.

O profissional de ‘Comex’ tem a necessidade de ter pelo menos uma segunda língua para atuar como um mediador dos ramos de importação, exportação, fatos econômicos e políticos, no exterior.

Ciências Econômicas ou Contábeis

Outras ideias de graduações para quem deseja atuar com gestão de negócios especificamente na área financeira.

Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis podem ser ótimas para fortalecer empresas de todos os portes, das startups às multinacionais.

Atrela o universo econômico ao político, bem como a tudo que ocorre na sociedade, afinal, decisões da classe governamental e populacional têm potencial de modificar o cenário da economia facilmente.

Esse profissional tem capacidade para analisar situações econômicas, financeiras, de investimentos, prestando consultorias, atuando em bolsas de valores, setores de empresas e na área pública.

E então, o que achou das dicas de cursos das áreas de gestão de negócios?

Leia também: Negociação de dívidas de micro e pequenas empresas é aprovada pelo Senado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.