Governo Sarney: aquilo que você precisa saber!

Governo Sarney: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O governo de José Sarney foi um importante período da História do Brasil. E é justamente por isso que esse assunto pode aparecer em muitas de suas provas.

Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características desse governo.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que você precisa saber!

Governo Sarney: introdução

O Governo de José Sarney foi o primeiro governo após a Ditadura Militar no Brasil.

Sarney assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves, em 1985.

O principal objetivo de seu mandato foi a recondução do país para a democracia. Dessa maneira, é importante destacar que ele ficou marcado pela formação de uma Assembleia Constituinte e a consequente promulgação Constituição de 1988.

O processo de redemocratização

No final da década de 70, os militares iniciaram uma transição política no país. O objetivo era iniciar o processo de abertura do regime militar para entregar o poder aos civis.

No entanto, a realidade era que esses supostos governos civis deveriam estar, de certa forma, vinculados aos interesses militares.

Contudo, o engajamento da população pela democratização do Brasil impediu que a abertura controlada pelos militares.

O Movimento das Diretas Já foi o responsável por mobilizar milhões de cidadãos para pedir as eleições diretas, ou seja, eleições em que o povo vota diretamente para escolher um presidente.

Infelizmente, a emenda criada pelo movimento foi derrotada e as eleições de 1985 foram indiretas.

O candidato dos militares era Paulo Maluf, mas Sarney não aprovou a escolha. Após romper com o partido, ele filiou-se ao PMDB e se candidatou como oposição a Maluf. A chapa era formada por Tancredo Neves para presidente e Sarney vice.

A movimentação política foi intensa e, com 480 votos Tancredo Neves venceu Paulo Maluf na disputa, que obteve apenas 180 votos. Essa eleição marcou o fim da ditadura militar no Brasil.

Governo Sarney: Principais acontecimentos

Sarney assumiu a presidência de forma interina, uma vez que Tancredo estava internado. Com a morte do presidente eleito, José Sarney se tornou o primeiro presidente civil após a Ditadura Militar no país.

Entre os principais acontecimentos de seu governo, podemos destacar:

  • Constituição de 1988: que marcou os avanços dos direitos civis no país, em vigor até os dias atuais.
  • Plano Cruzado: com o intuito me recuperar a economia, Sarney decretou o congelamento de preços e o reajuste salariais do país. Apesar dos avanços com o aumento do poder de compra, o governo falhou na recuperação econômica.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.