Periodicamente, o Governo faz novas limpas no Bolsa Família, bloqueando e cancelando cadastros de pessoas que não têm mais o direito de receber o benefício. A medida visa combater fraudes e situações nas quais pessoas mal intencionadas estão se aproveitando do programa governamental.
Entretanto, sabemos que, em algumas situações, pessoas que realmente precisam receber o Bolsa Família acabam sendo bloqueadas, devido a irregularidades que são encontradas no cadastro.
Nesse cenário, primeiro, é importante saber consultar o seu cadastro e ver se está ativo. Segundo, é preciso entender o motivo do bloqueio para então contestar a situação. A seguir, damos mais detalhes sobre esse assunto para que você entenda melhor.
Como ver se o cadastro está ativo no Bolsa Família?
Para ver se o cadastro está ativo no Bolsa Família é muito simples. Você pode acessar diretamente o aplicativo do programa e verificar se o pagamento está sendo feito normalmente. Além disso, o extrato bancário também pode ajudar nesse caso: se chegou o dia de receber, de acordo com o calendário de pagamentos, mas você não recebeu nenhum valor, significa que há alguma inconsistência no seu cadastro que precisa ser revista.
Entretanto, antes de se dirigir ao CRAS para fazer a contestação do bloqueio no Bolsa Família, é muito importante avaliar o motivo pelo qual tal bloqueio aconteceu. Afinal, se você deixou de estar dentro dos requisitos, infelizmente não poderá mais participar do programa. Em contrapartida, se a situação estiver relacionada a algum erro no cadastro, será possível fazer a contestação normalmente.
O que pode levar ao bloqueio do cadastro?
É importante ter em mente que o programa Bolsa Família é baseado em uma série de regras que precisam ser seguidas. Se a família não estiver dentro das regras e requisitos, automaticamente o benefício será bloqueado. De modo geral, os motivos que podem desencadear o bloqueio são:
- Falta de atualização do cadastro: Talvez você não tenha conhecimento disso, mas a atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita sempre quando ocorre a convocação na sua cidade, bem como quando a última atualização feita está prestes a completar dois anos;
- Mudança na renda familiar: Se a sua família aumentou de renda, chegando a receber mais de meio salário-mínimo por pessoa, o bloqueio também acontecerá;
- Inconsistências detectadas: Se você declarou que mora sozinho, mas, na verdade, mora com mais pessoas, o bloqueio ocorre para evitar recebimentos fraudulentos;
- Não cumprimento das regras: Evasão escolar, não seguir com o pré-natal e não manter a vacinação em dia são fatores que podem levar ao bloqueio.
Verifique quais dessas situações podem estar relacionadas com o bloqueio do seu cadastro, caso você perceba, no aplicativo do Bolsa Família, que não está mais recebendo os pagamentos normalmente.
Lembre-se, a função do pente-fino não é, de forma alguma, prejudicar os beneficiários. O foco nesse tipo de limpa feita pelo Governo é de justamente combater fraudes e garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade recebam os pagamentos corretamente.