Governo confirma que PAC prevê mais de 300 obras em rodovias e ferrovias
Veja o que se sabe sobre as obras em ferrovias e rodovias que estão sendo prometidas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na última sexta-feira (11), o governo federal anunciou detalhes sobre a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um dos pontos que mais chamou atenção na lista, é que existe a previsão de investimentos em mais de 300 empreendimentos rodoviários e ferroviários.
Os números consideram as ferrovias e rodovias que serão construídas ou melhoradas pelo poder público, ou ainda por concessões à iniciativa privada. Ao todo, o governo federal anunciou que deverá gastar cerca de R$ 280 bilhões com estas obras. Destes, R$ 79 bilhões são investimentos públicos e outros R$ 201 bilhões em depósitos privados.
O investimento
Quase todas as unidades da federação deverão ganhar algum tipo de investimento do PAC para a construção, readequação ou melhoria da situação das suas estradas e ferrovias. Os prazos para as entregas das obras, no entanto, varia a depender da complexidade do processo.
Abaixo, você pode conferir algumas das principais promessas de obras que estão sendo feitas dentro do PAC apenas considerando as propostas de melhorias nas ferrovias e rodovias. Assim, o cidadão pode conferir o que está sendo implantado em seu estado.
São Paulo: R$ 179,6 bilhões
- Implantação de túnel Santos – Guarujá, Extensão da Linha 2 Verde do Metrô – Vila Prudente – Penha – Guarulhos;
- Trem de Passageiros São Paulo – Campinas dentro do sistema do PAC;
Minas Gerais: R$ 171,9 bilhões
- Concessão/duplicação da BR 381 – Governador Valadares – Belo Horizonte;
- as concessões das BR 153, 262 e 040;
- a construção da BR 367 – Salto da Divisa – Almenara;
- a Construção da BR 135 – Manga – Itacarambi;
Sergipe: R$ 136,6 bilhões
- Duplicação da BR-101 – Sul e Norte;
Bahia: R$ 119,4 bilhões
- Duplicações das BR 101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana;
- BR-116, de Serrinha a Feira de Santana;
- BR 242, de Barreiras a Luis Eduardo Magalhães;
- a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
- Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio;
Paraná: R$ 107,2 bilhões
- Construção do Contorno Leste de Guaíra – BR 163,
- a Construção da BR 487 (Boiadeira – Serra dos Dourados – Cruzeiro do Oeste);
Maranhão: R$ 93,9 bilhões
- Adequação da BR-135/316 – Miranda do Norte – Timon;
- a duplicação da BR-010 – Imperatriz-Açailândia;
Pernambuco: R$ 91,9 bilhões
- Transnordestina;
- a Adequação da BR 423 (São Caetano – Lajedo);
- a Adequação da BR 104 (Caruaru – Divisa PB);
Rio Grande do Sul: R$ 75,6 bilhões
- Duplicação da BR 116 – Porto Alegre – Pelotas;
- a Construção de acessos à nova Ponte do Guaíba;
- a Adequação do trecho Porto Alegre – Novo Hamburgo da BR 116;
- a Duplicação da BR 290, trecho Eldorado do Sul – Pântano Grande;
Pará: R$ 75,2 bilhões
- a Ponte sobre o Rio Xingu BR-230;
- Duplicação da BR 316 (Castanhal – Trevo de Salinas);
- a Pavimentação da BR 308 (Viseu – Bragança);
Ceará: R$ 73,2 bilhões
- Duplicação da BR-116 – Pacajus – Boqueirão do Cesário – Tabuleiro do Norte;
- a Transnordestina;
- a duplicação do Eixão das Águas do Ceará;
- Ramal do Salgado.
Espírito Santo: R$ 65,9 bilhões
- Concessão/duplicação da BR-262;
- a construção do contorno de Serra Mestre Álvaro – BR-101/ES;
Mato Grosso: R$ 60,6 bilhões
- Construção da BR-158 – Contorno da Terra Indígena;
- a construção da BR-242 – Gaúcha do Norte – Santiago do Norte;
Tocantins: R$ 57,9 bilhões
- Construção da ponte sobre o Rio Araguaia – Xambioá;
- a pavimentação da BR-010 – Paranã – Divisa Goiás;
- a pavimentação da BR-235 – Guaraí – Pedro Afonso.
Piauí: R$ 56,5 bilhões
- Duplicação da BR 343 (Teresina – Altos),
- a Construção da BR 330 (Divisa MA – Entroncamento PI 392 – Entroncamento PI 397 e Ponto de Ribeiro Gonçalves);
Santa Catarina: R$ 48,3 bilhões
- Adequação da BR 470 (Navegantes – Rio do Sul);
- Adequação da BR 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul);
- Adequação da BR 282 (Florianópolis – São Miguel Do Oeste).
Distrito Federal: R$ 47,8 bilhões
- a adequação da BR-080.
Amazonas: R$ 47,2 bilhões
- Restauração da BR-174;
- a ampliação do Terminal Manaus Moderna.
Alagoas: R$ 47 bilhões
- Duplicação da BR-101,
- a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió.
Rio Grande do Norte: R$ 45,1 bilhões
- Duplicação da BR 304 – Reta Tabajara;
- Duplicação da Mossoró – Entroncamento RN 016;
- Duplicação da BR 304 – Entroncamento RN 120 – Entroncamento BR 226.
Mato Grosso do Sul: R$ 44,7 bilhões
- Construção do contorno de Três Lagoas;
- a adequação da BR-267 – Alto Caracol – Porto Murtinho.
Paraíba: R$ 36,8 bilhões
- Duplicação da BR 230 (Campina Grande – Farinha);
- a Adequação da BR 230 (Cabedelo – Oitizeiro).
Rondônia: R$ 29,6 bilhões
- Ponte Internacional de Guajará-Mirim;
- a Travessia Urbana de Ji-Paraná.
Roraima: R$ 28,6 bilhões
- Restauração da BR 174;
- a Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista.
Amapá: R$ 28,6 bilhões
- Construção da BR-156 Norte e Sul.
Acre: R$ 26,6 bilhões
- Restauração da BR 364;
- ponte sobre o Rio Juruá.
O Novo PAC
O governo federal confirmou que o novo PAC vai contar com um investimento total de R$ 371 bilhões que virão do orçamento da União. Este patamar considera não apenas as obras nas ferrovias e rodovias, mas em uma série de outros processos.
Dentro do novo PAC, o setor privado vai contar com um investimento de cerca de R$ 612 bilhões. Já as estatais deverão entrar com R$ 343 bilhões. A Petrobras, por exemplo, é uma das empresas que vai fazer parte do projeto.