Governo confirma que PAC prevê mais de 300 obras em rodovias e ferrovias

Governo confirma que PAC prevê mais de 300 obras em rodovias e ferrovias

Veja o que se sabe sobre as obras em ferrovias e rodovias que estão sendo prometidas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na última sexta-feira (11), o governo federal anunciou detalhes sobre a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um dos pontos que mais chamou atenção na lista, é que existe a previsão de investimentos em mais de 300 empreendimentos rodoviários e ferroviários.

Os números consideram as ferrovias e rodovias que serão construídas ou melhoradas pelo poder público, ou ainda por concessões à iniciativa privada. Ao todo, o governo federal anunciou que deverá gastar cerca de R$ 280 bilhões com estas obras. Destes, R$ 79 bilhões são investimentos públicos e outros R$ 201 bilhões em depósitos privados.

O investimento

Quase todas as unidades da federação deverão ganhar algum tipo de investimento do PAC para a construção, readequação ou melhoria da situação das suas estradas e ferrovias. Os prazos para as entregas das obras, no entanto, varia a depender da complexidade do processo.

Governo confirma que PAC prevê mais de 300 obras em rodovias e ferrovias
Conclusão da Transnordestina está entre as propostas do PAC. Imagem: ANTT

Abaixo, você pode conferir algumas das principais promessas de obras que estão sendo feitas dentro do PAC apenas considerando as propostas de melhorias nas ferrovias e rodovias. Assim, o cidadão pode conferir o que está sendo implantado em seu estado.

São Paulo: R$ 179,6 bilhões

  • Implantação de túnel Santos – Guarujá, Extensão da Linha 2 Verde do Metrô – Vila Prudente – Penha – Guarulhos;
  • Trem de Passageiros São Paulo – Campinas dentro do sistema do PAC;

Minas Gerais: R$ 171,9 bilhões

  • Concessão/duplicação da BR 381 – Governador Valadares – Belo Horizonte;
  • as concessões das BR 153, 262 e 040;
  • a construção da BR 367 – Salto da Divisa – Almenara;
  • a Construção da BR 135 – Manga – Itacarambi;

Sergipe: R$ 136,6 bilhões

  • Duplicação da BR-101 – Sul e Norte;

Bahia: R$ 119,4 bilhões

  • Duplicações das BR 101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana;
  • BR-116, de Serrinha a Feira de Santana;
  • BR 242, de Barreiras a Luis Eduardo Magalhães;
  • a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
  • Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio;

Paraná: R$ 107,2 bilhões

  • Construção do Contorno Leste de Guaíra – BR 163,
  • a Construção da BR 487 (Boiadeira – Serra dos Dourados – Cruzeiro do Oeste);

Maranhão: R$ 93,9 bilhões

  • Adequação da BR-135/316 – Miranda do Norte – Timon;
  • a duplicação da BR-010 – Imperatriz-Açailândia;

Pernambuco: R$ 91,9 bilhões

  • Transnordestina;
  • a Adequação da BR 423 (São Caetano – Lajedo);
  • a Adequação da BR 104 (Caruaru – Divisa PB);

Rio Grande do Sul: R$ 75,6 bilhões

  • Duplicação da BR 116 – Porto Alegre – Pelotas;
  • a Construção de acessos à nova Ponte do Guaíba;
  • a Adequação do trecho Porto Alegre – Novo Hamburgo da BR 116;
  • a Duplicação da BR 290, trecho Eldorado do Sul – Pântano Grande;

Pará: R$ 75,2 bilhões

  • a Ponte sobre o Rio Xingu BR-230;
  • Duplicação da BR 316 (Castanhal – Trevo de Salinas);
  • a Pavimentação da BR 308 (Viseu – Bragança);

Ceará: R$ 73,2 bilhões

  • Duplicação da BR-116 – Pacajus – Boqueirão do Cesário – Tabuleiro do Norte;
  • a Transnordestina;
  • a duplicação do Eixão das Águas do Ceará;
  • Ramal do Salgado.

Espírito Santo: R$ 65,9 bilhões

  • Concessão/duplicação da BR-262;
  • a construção do contorno de Serra Mestre Álvaro – BR-101/ES;

Mato Grosso: R$ 60,6 bilhões

  • Construção da BR-158 – Contorno da Terra Indígena;
  • a construção da BR-242 – Gaúcha do Norte – Santiago do Norte;

Tocantins: R$ 57,9 bilhões

  • Construção da ponte sobre o Rio Araguaia – Xambioá;
  • a pavimentação da BR-010 – Paranã – Divisa Goiás;
  • a pavimentação da BR-235 – Guaraí – Pedro Afonso.

Piauí: R$ 56,5 bilhões

  • Duplicação da BR 343 (Teresina – Altos),
  • a Construção da BR 330 (Divisa MA – Entroncamento PI 392 – Entroncamento PI 397 e Ponto de Ribeiro Gonçalves);

Santa Catarina: R$ 48,3 bilhões

  • Adequação da BR 470 (Navegantes – Rio do Sul);
  • Adequação da BR 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul);
  • Adequação da BR 282 (Florianópolis – São Miguel Do Oeste).

Distrito Federal: R$ 47,8 bilhões

  • a adequação da BR-080.

Amazonas: R$ 47,2 bilhões

  • Restauração da BR-174;
  • a ampliação do Terminal Manaus Moderna.

Alagoas: R$ 47 bilhões

  • Duplicação da BR-101,
  • a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió.

Rio Grande do Norte: R$ 45,1 bilhões

  • Duplicação da BR 304 – Reta Tabajara;
  • Duplicação da Mossoró – Entroncamento RN 016;
  • Duplicação da BR 304 – Entroncamento RN 120 – Entroncamento BR 226.

Mato Grosso do Sul: R$ 44,7 bilhões

  • Construção do contorno de Três Lagoas;
  • a adequação da BR-267 – Alto Caracol – Porto Murtinho.

Paraíba: R$ 36,8 bilhões

  • Duplicação da BR 230 (Campina Grande – Farinha);
  • a Adequação da BR 230 (Cabedelo – Oitizeiro).

Rondônia: R$ 29,6 bilhões

  • Ponte Internacional de Guajará-Mirim;
  • a Travessia Urbana de Ji-Paraná.

Roraima: R$ 28,6 bilhões

  • Restauração da BR 174;
  • a Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista.

Amapá: R$ 28,6 bilhões

  • Construção da BR-156 Norte e Sul.

Acre: R$ 26,6 bilhões

  • Restauração da BR 364;
  • ponte sobre o Rio Juruá.

O Novo PAC

O governo federal confirmou que o novo PAC vai contar com um investimento total de R$ 371 bilhões que virão do orçamento da União. Este patamar considera não apenas as obras nas ferrovias e rodovias, mas em uma série de outros processos.

Dentro do novo PAC, o setor privado vai contar com um investimento de cerca de R$ 612 bilhões. Já as estatais deverão entrar com R$ 343 bilhões. A Petrobras, por exemplo, é uma das empresas que vai fazer parte do projeto.

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