Se tem uma coisa que a grande maioria das pessoas gosta mais do que final de semana, é final de semana com dinheiro na conta. E para quem está em situação de vulnerabilidade social, esse dinheiro pode ser a garantia de necessidades básicas.
Nesse sentido, mais um grupo de usuários do Bolsa Família pode comemorar. Isso porque o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do benefício para mais alguns beneficiários do projeto social. Atualmente, mais de 20,7 milhões de brasileiros recebem o benefício todos os meses.
Mas na grande maioria dos casos, nem todo mundo recebe o saldo na mesma data. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Trata-se da numeração que identifica todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico do governo federal.
Os pagamentos de setembro
Neste mês de setembro, por exemplo, o Bolsa Família começou a ser liberado ainda no último dia 17, e já está na conta das pessoas que possuem finais 1, 2 e 3. Quem tem NIS final 4 deve receber na sexta-feira (20).
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).
Note que assim como nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família acontecem sempre nos dias úteis. Mas especificamente nessa semana, o governo deverá abrir uma exceção e realizar um pagamento já no final de semana.
Quem vai antecipar pagamentos do Bolsa Família
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o Bolsa Família será liberado já no sábado (21) para as pessoas que possuem o NIS final 5. Oficialmente, esse grupo só receberia o benefício na segunda-feira (23).
Entretanto, o governo federal costuma antecipar os pagamentos de todos os grupos que recebem nas segundas-feiras. Nestes casos, o saldo é liberado no sábado imediatamente anterior, que no nosso caso é o dia 21.
Se você tem NIS final 5, não precisa se preocupar com nenhum tipo de solicitação de antecipação. De acordo com as informações oficiais, a antecipação é feita automaticamente desde as primeiras horas da manhã, na mesma conta em que você já está acostumado a receber o Bolsa Família regular.
Outras antecipações do Bolsa Família
É importante destacar que o governo federal também já decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família para outros grupos. Todas as pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo poder executivo pode antecipar o programa.
O caso mais famoso é o do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de quase 200 mortos e milhares de desabrigados ou desalojados.
Diante desse cenário, o governo federal baixou um decreto decidindo que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul podem receber o benefício de maneira antecipada logo no primeiro dia da liberação, independente do final do NIS.
Pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência em decorrência dos fortes incêndios que tomam conta de boa parte do território nacional nesse momento também puderam antecipar o Bolsa Família. Para este público, o dinheiro está na conta desde o último dia 17.