Com a chegada do final do ano, muitos trabalhadores só pensam em uma coisa: Natal? Ano novo? Férias? Nada disso. Os olhos estão voltados para os pagamentos do 13º salário. Esse saldo adicional normalmente pago nos últimos meses faz muita diferença na vida de muitas pessoas.
O 13º salário é uma espécie de saldo extra pago normalmente no final do ano aos trabalhadores formais do Brasil. Na grande maioria das vezes, o valor corresponde ao salário do próprio cidadão. Assim, ele consegue receber o patamar dobrado no último mês.
Antecipação do 13º salário
Na manhã desta quarta-feira (27), cerca de 122 mil servidores públicos receberam a notícia de que poderão antecipar os pagamentos do 13º salário nesse ano de 2024.
Estamos falando de trabalhadores que atuam como servidores públicos no estado de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governo estadual, que confirmou os pagamentos em parcela única para o próximo dia 13 de dezembro.
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra confirmou que entre os 122 mil servidores, 76,8 mil são aposentados e outros 27,2 mil são pensionistas. A ideia do governo local é aplicar algo em torno de R$ 4,2 bilhões na economia pernambucana quando se soma o 13º salário com as folhas salariais de novembro e dezembro.
“A antecipação do décimo terceiro salário representa o reconhecimento do Governo do Estado ao empenho dos nossos servidores ao longo do ano”, disse a governadora Raquel Lyra.
“Temos um time comprometido com o serviço público e, por isso, valorizamos e reconhecemos nossos profissionais. Além disso, o pagamento representa um importante estímulo à economia de Pernambuco, aquecendo o comércio para que nosso estado continue crescendo”, destacou Raquel Lyra.
“A governadora tem honrado o pagamento dos servidores durante todo o ano e a antecipação do décimo é mais uma demonstração de compromisso. Além, claro, de representar a valorização do funcionário público”, afirmou a secretária de Administração, Ana Maraíza.
Os formatos de pagamento do 13º salário
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador pode optar por pagar o 13º salário de duas formas:
- Todo de uma só vez em uma parcela única;
- Dividido em duas parcelas diferentes.
Caso o seu empregador tenha optado por pagar o 13º salário apenas em uma parcela única, ou seja, depositando todo o dinheiro de uma só vez, saiba que essa liberação precisa ser feita até o próximo dia 20 de dezembro.
Se o seu empregador optou por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a situação muda. Neste caso, ele precisa liberar a primeira parcela até o próximo dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.
A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do valor disponível para você. Já a segunda parcela corresponde aos outros 50%, descontados os possíveis abatimentos previstos para o imposto de renda e para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Note que independente do formato escolhido pelo seu empregador, a regra geral é que todos os trabalhadores ativos recebam esse saldo em suas contas até antes das festas de final de ano. Assim, você pode fazer as contas considerando que vai receber esse saldo antes do Natal.
Como calcular o seu valor
Abaixo, você pode conferir um passo a passo para identificar quanto você vai receber de 13º salário nesse ano de 2024, tomando como base as regras gerais em vigência.
- Pegue o valor do seu salário bruto mensal;
- Agora divida esse valor por 12 (a quantidade de meses do ano).
É importante destacar que o 12 é usado em todas as equações de todos os trabalhadores, já que em todos os casos o ano conta com 12 meses.
Logo depois, basta seguir os passos abaixo:
- Pegue o resultado da equação acima;
- Agora multiplique esse resultado pela quantidade de meses em que você trabalhou neste ano de 2024.
O resultado dessa segunda equação será o valor do seu 13º salário neste ano.