Governança Corporativa – Uma forma de gestão
Você conhece o conceito de governança corporativa? Entenda como funciona essa forma de gerir a empresa junto ao administrador.
O que é governança corporativa?
Conceitualmente trata-se de um conjunto de processos, hábitos e leis que direcionam a empresa no que tange a sua administração.
No entanto aplicar essa governa na prática pode ser bem mais complexo.
Teoria da Agência
A base da governança corporativa é fundamentada no Teoria da Agência, que se relaciona com questões sobre principais e agentes.
Dentro dessa teoria, poderíamos dizer que os agentes são funcionários que administram a empresa, enquanto os principais seriam os sócios.
Entretanto, não funciona exatamente assim na prática, uma vez que os administradores possuem outras demandas.
Alinhamentos de gestão
A ideia principal da governança corporativa é assegurar que não haja conflito de interesses entre sócios e administradores.
Assim sendo, deve ocorrer um alinhamento na gestão, nos processos, estratégias e uma transparência entre os envolvidos, através de prestação de contas.
Evitar falhas
Para que as falhas sejam minimizadas dentro da empresa, a governança corporativa atua em três vertentes:
Normas de estrutura
São regras que estipulam a estrutura da empresa e dos processos, auxiliando nas tomadas de decisões.
Auditorias internas e externas
Dentro da governança corporativa é muito comum realizar auditorias internas para analisar se os padrões estão em conformidade, assim como a prestação de contas. Muitos sócios contratam auditorias externas, com a mesma finalidade.
Limitar os administradores
Restringir a autonomia dos administradores dentro da empresa é uma forma de gerir a totalidade dentro de uma governança corporativa.
Equilíbrio na Governança Corporativa
Todavia, para que haja uma governança corporativa eficaz é necessário que haja um equilíbrio.
Se a governança for muito forte, o administrador não consegue atuar e esse rigor excessivo atrapalha as estratégias.
Se a governança for muito liberada, acaba por perder o intuito de governança corporativa, deixando o administrador sobrecarregado. Assim como correndo riscos de deixar a empresa inteira sob a gestão de uma pessoa que pode agir de má-fé.
Exatamente por isso é necessário que haja um equilíbrio na gestão, para que sob a gestão dos sócios da empresa, o administrador possa realizar seu trabalho de modo estratégico.
Atuar com a governança corporativa é um dos caminhos para seu sucesso!