No Brasil, cada vez mais golpes eletrônicos são observados no dia a dia, estes usam vias como e-mail, mensagem de celular ou telefonemas. Além disso, o uso do nome do INSS nestes golpes tem sido cada vez mais frequentes, o órgão busca sempre alertar a população quanto a isso.
Em um dos golpes mais recentes identificados pelo INSS, os golpistas se passam por servidores para obter dados pessoais dos segurados. Os golpes usam a prova de vida como isca. De acordo com a instituição, os golpistas solicitam dados e fotos de documentos para não ocorrer um suposto “bloqueio nos pagamentos”. Dentre os casos, os golpistas chegam até mesmo a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.
O órgão alerta para que, em caso de recebimento deste tipo de ligação, o beneficiário deve desligar o telefone e não fornecer nenhuma informação. Caso a abordagem seja por mensagem de texto, bloqueie o número e não responda.
Deve-se lembrar que o INSS não faz contato via telefone para procedimentos de prova de vida, além de não mandar links para realização de biometria. Veja a seguir algumas dicas de como não cair neste tipo de golpe:
Deve-se lembrar que o beneficiário deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
O INSS informa que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até dia 31 de dezembro, até lá, nenhum benefício será suspenso. Além disso, o INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para a que a prova de vida seja feita automaticamente.
O sistema da instituição usará a base de dados do TSE e de outros órgãos federais. Mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que quiser pode fazer sua prova de vida pelos canais tradicionais, através de agências bancárias ou pelo aplicativo do Meu INSS.
De acordo com o INSS, tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone, no número 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).