Muitos são os golpes na internet que apesar de não serem novos continuam fazendo vítimas, exemplo disso é o golpe do falso namoro. Veja abaixo como este tipo de golpe pode ser aplicado e como se proteger.
Endividamento consome mais da metade da renda das famílias
Golpe do falso namoro: como funciona?
O golpe do falso namoro não é novidade, mas há ainda quem caia. Isso acontece porque os criminosos se aproveitam da fragilidade das vítimas e muitas vezes são bastantes convincentes.
O golpe do falso namoro pode acabar com pelo menos dois desfechos:
- A vítima pode ser sequestrada;
- Ou então se ver pressionada a emprestar dinheiro para o suposto namorado (a).
Sequestro
No primeiro caso, a conversa pelo aplicativo de mensagem acaba se transformado num convite para se conhecer pessoalmente, quando na verdade tudo não se passa de uma emboscada. Recente caso deste tipo aconteceu na noite da segunda-feira (21), um homem de São Paulo foi agredido e foi forçado a repassar os dados financeiros.
“Me abordaram armados, me colocaram no banco de trás, me agrediram, me levaram até um outro local, uma viela, trocaram de carro e me levaram até o cativeiro. E lá eu fiquei sob ameaça tendo que passar todas as minhas senhas, informações bancárias para eles tentarem retirar dinheiro”, contou a vítima ao G1.
Empréstimos
Já em outra maneira de falso namoro, os criminosos conversam com a vítima por um longo período e chegam até a enviar presentes caros. Depois de um tempo, eles alegam que precisam de dinheiro emprestado, mas o dinheiro nunca é devolvido.
É bem comum que os criminosos continuem a contar cada vez mais desculpas para conseguir mais dinheiro da vítima. Caso recente foi do jogador de vôlei Roberto Cazzaniga, de 42 anos.
Ele acreditou por anos namorar a modelo brasileira Alessandra Ambrosio e teve prejuízo estimado em 700 mil euros. O contato com o atleta era diário, mas desculpas como trabalho e doença eram usadas frequentemente a fim de evitar um encontro.
Incialmente o pedido de dinheiro aconteceu por um suposto caixa eletrônico bloqueado e uma herança, e depois se tornou mais frequente, até chegar na quantia milionária.
Dicas para não cair
Apesar dos criminosos serem convincentes, algumas dicas podem te ajudar a não cair no golpe do falso namora, confira:
- Marque encontros preferencialmente em shoppings ou lugares movimentados;
- Evite marcar o primeiro encontro diretamente na casa da pessoa;
- Faça uma chamada de vídeo antes de encontrar alguém que conheceu pela internet;
- Pesquise as redes sociais e veja se de fato a pessoa existe;
- Evite emprestar dinheiro ou então pegar empréstimos para a pessoa;
- Desconfie sempre.