Globo libera app Big Game BBB, o “Cartola” do reality, para todos

Globo libera app Big Game BBB, o “Cartola” do reality, para todos

Game mobile pode ser baixado em lojas de aplicativos e acessado com conta no site da Globo; app permite que jogadores apostem em participantes favoritos

A Globo finalmente liberou o Big Game BBB para todos os usuários de smartphone que tenham uma conta no site da empresa. O aplicativo é um game fantasy parecido com o Cartola FC – famoso entre quem acompanha o Campeonato Brasileiro de Futebol – e permite apostar em quem são seus favoritos para ganhar o Big Brother Brasil. Os pontos são ganhos de acordo com a performance dos escolhidos durante a semana.

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O Big Game BBB possui dinâmicas que acompanham a movimentação dentro da casa. No app, é possível montar semanalmente um time favorito formado por quatro “brothers”, similar a montagem de um time no Cartola FC. O objetivo é selecionar os participantes que o jogador acha que vão se sair melhor naquela semana de jogo: seja nas Provas do Líder e Anjo, a presença no VIP, imunidade ou até nos convites de Almoço, Cinema, etc. Os dias para montar um time são restritos; apenas às terças, quando há a eliminação de um integrante do reality, e às quintas, quando é feita a prova do líder. 

Quando o reality começou este ano, os times no app eram formados por cinco pessoas, mas o número diminuiu para quatro, provavelmente pela diminuição do número de participantes. A expectativa é que o número diminua conforme o programa for se encaminhando para o final. 

Game surgiu após parceria 

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, é parceira do Grupo Globo há mais de cinco anos e colaborou com a Globo para o lançamento do game Big Game BBB. Foi ela que desenvolveu o MVP para explorar diferentes ideias de jogo e engajamento com uma comunidade ativa. A partir da análise do engajamento dos usuários, a Globo tem um mapeamento detalhado de possíveis oportunidades e customizações, tornando a experiência mais personalizada. 

Para a empresa, a Globo tem a vantagem competitiva de ser um hub digital aberto para experimentação. Junto com o laboratório de inovação da Thoughtworks, que conta com desenvolvedores que atuam baseados em métodos ágeis, o time de produtos digitais da emissora defendeu a ideia da criação de um game fantasy do reality show. 

“Montamos uma equipe multidisciplinar e conseguimos tirar uma ideia do papel e transformar em um MVP em produção em tempo recorde – em apenas três meses o aplicativo foi desenvolvido com qualidade e agora está nas mãos de mais de 200 mil fãs do BBB”, conta Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo. 

Em sua visão, o fluxo de trabalho colaborativo e inovador acelera o futuro. “Ter boas ideias, parceiros de qualidade e um laboratório como o Mediatech Lab nos coloca em uma posição privilegiada como uma mediatech company 100% nacional.” 

Metodologia ágil a favor da inovação 

A metodologia ágil é uma forma de desenvolver soluções de tecnologias que une pessoas de diferentes áreas (TI, marketing, vendas, etc.) para aumentar a velocidade de desenvolvimento de um aplicativo ou programa. Segundo Clarissa Martins, Client Partner Executive na Thoughtworks, foi por causa dessa estratégia que foi possível ajustar o cronograma para lançar em beta o Big Game BBB junto com a estreia do programa na TV em 17 de janeiro deste ano. 

“Com o prazo curto para o lançamento do programa, colocamos em prática nossa mentalidade e abordagem estratégica de produto, habilitando a entrega de valor para todas as partes. Juntas, priorizamos um escopo mínimo que fosse valioso para as pessoas usuárias, aportando excelência técnica e paixão pelo game para criar um impacto extraordinário para o público desde o primeiro dia”, explica. 

Para a Globo, o sucesso do projeto mostra o quanto a empresa está aberta a ouvir ideias de fora, apostar em inovação e experimentar. “Uma vez tomada a decisão de desenvolver o aplicativo, também contamos com flexibilidade e espaço para refinar a proposta inicial e chegar a um MVP que fosse desafiador, possível e, principalmente, entregasse valor para os usuários”, destaca Márcio Tristão, gerente de Desenvolvimento de Produtos Digitais de Entretenimento da Globo. 

O jogo, já disponível para Android e iPhone (iOS), está em fase beta de testes e é exclusivo para convidados, incluindo assinantes do serviço Globoplay. Demais interessados podem fazer o download do aplicativo pela Play Store ou pela App Store, criar um usuário na conta globo gratuitamente, fazer o login no game e começar a jogar.

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