Gestão financeira para todas as empresas
A gestão financeira é um fator primordial para o sucesso de um negócio no mercado atual, por isso, é fundamental que a empresa faça o devido controle de suas finanças, amparando sua necessidades atuais e o próprio crescimento.
A análise das finanças de uma empresa pode ser feita de uma forma abrangente, depende do segmento da empresa. Sendo assim, é fundamental que seja feita todos os empreendedores, presumindo que as empresas de maior porte já o façam.
Direcionamento do capital de giro e equilíbrio das finanças
Dessa forma, a empresa direciona seu capital de giro e viabiliza tomada de decisão em curto, médio e longo prazo. Por isso, é de extrema relevância para uma empresa buscar o equilíbrio das suas finanças.
Por isso, a gestão financeira conduz estratégias para otimizar processos e utilizar recursos de forma direcionada. Sendo assim, é fundamental que a análise referencie diversos fatores.
Custos fixos
Os custos fixos são relacionados a existência da empresa, por isso, diz respeito à manutenção da empresa, como a fatores de produção. Sendo assim, o custo fixo da empresa é relacionado ao pagamento de contas referentes as necessidades da empresa, como o aluguel, contas de consumo, sistemas de segurança etc.
Custos variáveis
Os custos variáveis são aqueles que se alteram de acordo com a demanda ou outros fatores que podem influenciar. Sendo assim, são custos relacionados a compra de materiais, pagamento de comissões, compra de insumos etc.
Para obter o valor do lucro basta analisar o resultado após a dedução dos custos fixos e variáveis dentro de um determinado período.
Fluxo de caixa
Além disso, é fundamental para a empresa controlar o seu fluxo de caixa, registrando todas as entradas e saídas através de um sistema ou planilhas.
Sendo assim, a gestão financeira deve ser feita em cada empresa considerando suas particularidades, ao passo que deve ser devidamente acompanhada.
Planejamento orçamentário e permanência da empresa no mercado
Além disso, a saúde financeira é a base para uma empresa se manter no mercado de forma direcionada. Bem como, é um amparo para aprovação de projetos, pois demandam orçamentos.
Principalmente, a ausência da gestão financeira e orçamentária é um dos maiores motivos pelos quais as empresas fecham as portas em poucos anos. Sendo assim, a saúde financeira do negócio está diretamente ligada a sua permanência no mercado atual. Portanto, essa gestão não deve ser negligenciada pelo empreendedor.