Gestão Estratégica de Compras - Notícias Concursos

Gestão Estratégica de Compras

Gestão estratégica de compras no empreendedorismo

É inerente ao empreendedorismo a gestão estratégica de todas as suas demandas, por isso, o setor de compras deve ser visto como uma parte importante dentro da gestão do negócio.

O aumento da concorrência e da competitividade faz com que as empresas precisem aumentar sua capacidade interna. Dessa, é importante buscar reduzir custos sem perder a qualidade, e essa tarefa tão relevante, geralmente é direcionada ao setor de compras.

Por isso, um dos grandes pilares do setor de compras na atualidade é o desenvolvimento de um bom relacionamento com os fornecedores.

Estoque, cotação e relacionamento com fornecedores 

Além disso, é necessário um perfil analítico do profissional para direcionar os fluxos da empresa, manter o estoque e amparar fatores competitivos, como a durabilidade e exclusividade dos produtos ou matéria-prima.

Dessa forma, cabe ao setor de compras realizar a cotação de fornecedores, prezando pela qualidade. Ao passo que deve viabilizar para a empresa uma relação de confiança com os fornecedores. Uma vez que pode haver uma manutenção de preços e prazos que beneficiam as duas partes dessa relação.

Planejamentos e cronogramas na rotina da área

Planejar as compras da empresa é fundamental. Visto que é uma forma de criar critérios inegociáveis, bem como, viabilizar adaptabilidade na negociação. Sendo assim, é necessário analisar as necessidades dentro da rotina da empresa, bem como, atuar com planejamentos de projeções diversas, de modo que a empresa não perca vendas por falta de produtos.

Por outro lado, a empresa não pode ter produtos parados, prejudicando a gestão do seu estoque. Dessa forma, é importante a atuação com cronogramas e controles que amparem essa necessidade.

Sistema integrado e o controle holístico

Além disso, é fundamental que a empresa tenha um ERP integrado, de modo que as áreas de logística, compras, estoque, finanças e outras áreas pertinentes, tenham acesso as informações no momento exato das atualizações.

O acompanhamento das métricas permite identificar os gargalos e trocar feedbacks entre os setores, melhorando os processos e amparando a empresa em suas necessidades.

Além disso, para que seja realizada a gestão estratégica do setor de compras é fundamental que a empresa planeje o orçamento e analise as vendas, de modo que as alterações sejam acompanhadas.

Dessa forma, evita-se comprar excessivamente um produto, ao passo que a empresa não perde vendas por ausência dessa gestão. Por isso, o setor de compras é um setor analítico, que possui a tarefa de controle, negociação e equilíbrio na gestão. Sendo um fator importante para uma empresa na atualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?