Gestão Estratégica de Compras
Gestão estratégica de compras no empreendedorismo
É inerente ao empreendedorismo a gestão estratégica de todas as suas demandas, por isso, o setor de compras deve ser visto como uma parte importante dentro da gestão do negócio.
O aumento da concorrência e da competitividade faz com que as empresas precisem aumentar sua capacidade interna. Dessa, é importante buscar reduzir custos sem perder a qualidade, e essa tarefa tão relevante, geralmente é direcionada ao setor de compras.
Por isso, um dos grandes pilares do setor de compras na atualidade é o desenvolvimento de um bom relacionamento com os fornecedores.
Estoque, cotação e relacionamento com fornecedores
Além disso, é necessário um perfil analítico do profissional para direcionar os fluxos da empresa, manter o estoque e amparar fatores competitivos, como a durabilidade e exclusividade dos produtos ou matéria-prima.
Dessa forma, cabe ao setor de compras realizar a cotação de fornecedores, prezando pela qualidade. Ao passo que deve viabilizar para a empresa uma relação de confiança com os fornecedores. Uma vez que pode haver uma manutenção de preços e prazos que beneficiam as duas partes dessa relação.
Planejamentos e cronogramas na rotina da área
Planejar as compras da empresa é fundamental. Visto que é uma forma de criar critérios inegociáveis, bem como, viabilizar adaptabilidade na negociação. Sendo assim, é necessário analisar as necessidades dentro da rotina da empresa, bem como, atuar com planejamentos de projeções diversas, de modo que a empresa não perca vendas por falta de produtos.
Por outro lado, a empresa não pode ter produtos parados, prejudicando a gestão do seu estoque. Dessa forma, é importante a atuação com cronogramas e controles que amparem essa necessidade.
Sistema integrado e o controle holístico
Além disso, é fundamental que a empresa tenha um ERP integrado, de modo que as áreas de logística, compras, estoque, finanças e outras áreas pertinentes, tenham acesso as informações no momento exato das atualizações.
O acompanhamento das métricas permite identificar os gargalos e trocar feedbacks entre os setores, melhorando os processos e amparando a empresa em suas necessidades.
Além disso, para que seja realizada a gestão estratégica do setor de compras é fundamental que a empresa planeje o orçamento e analise as vendas, de modo que as alterações sejam acompanhadas.
Dessa forma, evita-se comprar excessivamente um produto, ao passo que a empresa não perde vendas por ausência dessa gestão. Por isso, o setor de compras é um setor analítico, que possui a tarefa de controle, negociação e equilíbrio na gestão. Sendo um fator importante para uma empresa na atualidade.