Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.
Nesta quinta parte falaremos sobre a Gestão participativa e Gestão Híbrida (fazem parte das diretrizes da empresa, conforme vimos parte 04)
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Gestão participativa
Os funcionários podem participar das tomadas de decisões da empresa, embora isso signifique serão considerados, não irão decidir sozinhos.
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Gestão híbrida
O gestor atua combinando metodologias, o que é comum atualmente, uma vez que dificilmente uma empresa irá atuar somente com um método de administração e planejamento.
Direcionado a gestão de forma correta, a empresa cumpre suas metas, mante a eficiência, gera valor interno e externo, e, por conseguinte, reconhece o fator humano no processo.
Atividades de um gestor empresarial
Conforme vimos, a maior diferença entre um administrador e um gestor empresarial está no foco.
Enquanto o administrador tem foco mais holístico, o gestor possui foco direcionado.
Entretanto muitas tarefas se parecem, uma vez que a necessidade de conhecimento dos profissionais é a mesma.
Ações
Ainda assim, podemos destacar algumas ações:
- Reconhecer os funcionários por cada resultado;
- Fazer a gestão de conflitos internos e externos;
- Aprimorar as técnicas que envolvem a empresa de forma geral;
- Acompanhar as execuções dos processos para corrigir falhas;
- Estimular os funcionários no que tange a proatividade;
- Treinar os funcionários (recursos próprios ou consultorias);
- Verificar se o plano de negócios está sendo bem executado;
- Tomar decisões pontuais.
Na próxima parte desta série você poderá conferir os indicadores (dentro das atividades de um gestor), assim como falaremos sobre as diferenças entre Gestão Empresarial e Administração.