A gestão de pessoas é uma evolução natural dentro da administração quando do surgimento do setor de departamento pessoal. Por isso, gerir pessoas é uma maneira de valorizar e direcionar o recurso mais importante da organização: as pessoas.
Gestão de pessoas: o direcionamento estratégico do capital humano na era digital
Por mais que a tecnologia seja inerente à atuação de uma empresa na atualidade, já que estamos na era da informação e da internet das coisas, é fundamental que uma empresa direcione o seu capital humano para que a tecnologia seja assistida da forma correta, bem como para que o seu crescimento ocorra de maneira colaborativa e orgânica.
A valorização interna reflete os resultados da empresa
No mercado atual, é importante ressaltar que a tecnologia otimiza processos, minimiza gargalos e valoriza as pessoas; já que é possível direcionar seus recursos humanos para atividades mais estratégicas e ações dinâmicas.
Adapte as ações dentro do seu processo de gestão dos recursos humanos
Uma empresa de pequeno porte pode gerir o seu capital humano através de pequenas ações; já que é possível flexibilizar horários e realizar convênios com escolas e academias para que o funcionário obtenha algum percentual de desconto; ou ainda, a empresa pode realizar campanhas motivacionais pontuais.
O mais importante é que a empresa valorize o seu talento interno para que possa retê-lo de maneira orgânica. Uma vez que é muito importante que uma empresa cresça estabelecendo uma relação de confiança com os seus colaboradores.
Cultura aberta e gestão participativa
Além disso, a valorização das pessoas torna a gestão participativa parte de um processo natural e uma maneira de tornar o ambiente agradável e saudável na rotina das pessoas.
O direcionamento do clima organizacional é multifatorial
Visto que as pessoas se tornam muito mais motivadas quando se sentem realizadas por serem parte importante de um processo holístico. Por isso, uma empresa que realiza uma correta gestão de pessoas através de ações motivacionais, reuniões e outros aspectos pertinentes a sua cultura, eleva a sua chance de crescimento orgânico e facilita a fidelização do seu cliente final. Considerando que, por muitas vezes, uma empresa reflete externamente a sua conjuntura atual no que diz respeito a sua administração de fatores internos.
Adapte estratégias e ampare o crescimento da empresa
Portanto, diversos fatores impactam a gestão de pessoas no mercado atual, sendo possível que uma empresa de pequeno porte direcione o seu capital humano, adaptando estratégias e acompanhando as dinâmicas do mercado.
Assim sendo, a empresa pode implementar benefícios e investir de maneira planejada em fatores que otimizem o processo operacional da empresa; de forma que possa elaborar um planejamento de carreira para direcionar o crescimento dos colaboradores de modo simultâneo ao crescimento da empresa, seja de forma direta ou indireta.