Gestão de Pessoas e Recursos Humanos - Há Diferenças? - Notícias Concursos

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos – Há Diferenças?

Quais são as diferenças entre a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos?

A Gestão de Pessoas é facilmente confundida com Recursos Humanos. Entretanto, há diferenças nesses processos, bem como em suas objetividades.

As principais diferenças entre as áreas giram em torno de suas objetividades e ações. Sendo assim, o setor de Recursos Humanos busca alguns aspectos que são tangíveis a Gestão de Pessoas.

Empresas pequenas agregam as funções e objetivos ao RH

Entretanto, em empresas menores os objetivos podem estar difundidos. Uma vez que a área de Recursos Humanos abrange a Gestão de Pessoas.

Porém, conforme a empresa cresce a tendência é que haja a separação objetiva das áreas.

Objetivos da área de Recursos Humanos

Os objetivos do setor de Recursos Humanos possuem aspectos como:

  • Elaborar ações para melhorar o desempenho;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Estratégias de retenção de talentos;
  • Desenvolvimento de um plano de carreira;
  • Avaliações periódicas de desempenho.

Objetivos da Gestão de Pessoas

Quando há a separação entre as áreas, a Gestão de Pessoas fica a cargo de:

  • Gerar engajamento através de estratégias;
  • Ações motivacionais;
  • Buscar a melhoria do clima;
  • Avaliações e feedbacks;
  • Desenvolver lideranças.
Focos complementares entre as áreas

O foco na área de Recursos Humanos é planejar, organizar e controlar processos. Já o foco da área de Gestão de Pessoas é referente a liderança. Sendo assim, os gestores de todas as áreas se envolvem na gestão de pessoas.

Por isso, buscar desenvolvimento e engajamento da equipe não diz respeito somente ao setor de Recursos Humanos. Sendo esses fatores da responsabilidade de todos os envolvidos na gestão da empresa.

Alinhamento de objetivos e separação de atividades

No entanto, quando as áreas estão alinhadas os objetivos referentes ao pessoal ficam bem claros e possíveis. Uma vez que são subdivisões estratégicas e complementares.

A ideia em empresas menores é elaborar planejamentos dentro do RH para que possa haver a separação de funções entre a equipe.  Assim mesmo que a empresa não possua uma área voltada a isso, terá um profissional focado nesse processo.

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