Gestão da Empresa e Fatores Externos
Gestão de empresas considerando fatores externos
É obviamente mais fácil para uma empresa implementar sua gestão considerando apenas os fatores internos, ao passo que isso ainda é um grande desafio para muitos empreendedores.
Todavia, dentro do conceito de administrar um negócio, é fundamental que sejam considerados fatores externos, uma vez que esses impactam diretamente nos resultados de qualquer empresa.
Analisar o ambiente é fundamental para empreender
Falamos detalhadamente sobre essas análises, caso queira conferir basta clicar aqui, que irá ter acesso ao nosso artigo sobre as análises de ambientes interno e externo.
Porém, após ter feito tais análises, como pode gerir a empresa de forma segura?
Dentro da administração não há um conceito pronto, uma vez que fatores externos mudam conforme o segmento, porte e nicho de mercado atuante, dentre outros fatores.
Todavia, algumas ações podem ser tomadas, quando já possui as análises corretas.
Concorrência
Concorrência é uma ameaça externa, uma vez que pode fazer com que um empreendimento feche as portas. No entanto, dentro do marketing digital há um conceito chamado Benchmarking que torna a concorrência uma oportunidade.
Assim sendo, pode analisar o que atrai os clientes, ferramentas utilizadas, produtos principais, dentre outros fatores que podem ser informações para a sua melhoria interna.
Crises
Crises são fatores externos imprevisíveis, visto essa crise por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. No entanto, essa ameaça sempre irá existir, e maior ou menor grau.
Inovação
A saída para esse fator inovar no mercado. Certamente as crises tiram o capital de giro das empresas, o que pode demandar solicitar créditos, por exemplo.
Todavia, há negócios que mudaram a forma de vender, entregar ou até mesmo o nicho de mercado. Sendo assim, inovação ajuda a sair das crises.
Decerto que uma reserva financeira é fundamental para uma empresa ter capital para gerir suas ideias.