A gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que tem como principal objetivo a sustentabilidade.
Desse modo, são praticados métodos administrativos visando a redução do impacto ambiental das atividades econômicas oriundos dos recursos da natureza.
Gestão ambiental poderá aparecer em provas de concursos, vestibulares e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Principais objetivos da Gestão Ambiental
Podemos destacar como os principais objetivos da gestão ambiental:
- Usar os recursos naturais de forma racional
- Buscam saídas para que a haja a manutenção da biodiversidade
- Admissão de métodos de reciclagem e resíduos sólidos
- Visa a sustentabilidade dos recursos naturais
- Processo produtivo reaproveita e trata recursos naturais como a água
- Desenvolvimento de produtos que impactem minimamente o meio ambiente
- Utilização de sistemas que não contribuam para a poluição ambiental, como por exemplo o carbono zero.
- Investimento em treinamento de funcionários para conhecerem o sistema de sustentabilidade da companhia e sua importância.
- Desenvolvimento de programas que retirem produtos do meio ambiente, sobretudo os poluentes dos rios, solos, entre outros. Por meio da logística reversa com o recolhimento de pneus, pilhas, celulares, entre outros.
Importância
A importância da gestão ambiental em uma empresa é fundamental por diversos motivos. Um deles é a valorização da marca por estar realizando um trabalho sustentável.
Além disso, companhias que adotam a gestão ambiental acabam reduzindo custos, devido a redução de desperdícios e através da reutilização dos materiais que antes eram descartados.
Ademais, empresas que adotam esse sistema acabam melhorando suas relações comerciais com outras empresas e com os consumidores que buscam esse princípio.
Vale destacar que devido à globalização e aos extremos impactos ambientais causados pelo homem, desencadeando o aumento do Efeito Estufa e do Aquecimento Global, a gestão ambiental acaba sempre muito discutida, assim como implantada por grandes empresas.
ISO 14000
Podemos destacar também a questão do ISO 14000 que nada mais é que um conjunto de normas técnicas e administrativas que visa estabelecer parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental em empresas públicas e privadas.
Todas essas normas provêm da ISO “International Organization for Standardization”, em tradução “Organização Internacional para Padronização”.
E então, gostou de conhecer melhor sobre os tópicos principais de gestão ambiental?
Não deixe de ler também – Ecologia: Entenda a Logística Reversa