Geografia: Vulcanismo e Tectonismo

Vulcanismo e Tectonismo: um resumo para as provas

O vulcanismo e o tectonismo são dois fenômenos geológicos muito importantes para a formação do relevo terrestre.

Os dois tópicos aparecem com muita frequência em questões de geografia física, especialmente na prova do ENEM e nos vestibulares.

Vulcanismo: Introdução

O vulcanismo é um dos tantos processos geológicos responsáveis por formar o relevo terrestre. A diferença com os demais é que ele é determinado pelas atividades vulcânicas, estando diretamente ligado às erupções, processos pelos quais o magma é expelido do interior da Terra.

Esse processo se desenvolve através da pressão que é originada no manto terrestre, capaz de romper camadas de rochas da crosta terrestre, provocando o vulcanismo.

Quando o magma entra em contato com a superfície da Terra, ele é resfriado, modificando o relevo de diversas formas. A maneira mais comum com a qual ele transforma a Terra é a formação das ilhas vulcânicas.

Vulcanismo: Os vulcões

Os vulcões são relevos vulcânicos que se formam em espécies de montanhas. Normalmente, esse tipo de relevo é formado em regiões que apresentam uma alta taxa de movimentação de suas placas tectônicas.

Um vulcão pode estar ativo ou extinto. No primeiro caso, ocorre intensa presença do processo de vulcanismo. No segundo caso, por sua vez, não ocorre nenhum tipo de atividade geológica.

Vulcanismo: Tipos

Existem dois tipos principais de vulcanismo. São eles: o vulcanismo primário e o vulcanismo secundário. O primeiro tipo é caracterizado por formar vulcões ou fissuras na superfície terrestre. O segundo tipo, por sua vez, caracteriza-se pela formação de energia térmica, que resulta em nascentes termais, e gêiseres.

Tectonismo: Introdução

O tectonismo, também denominado de diastrofismo, é um fenômeno geológico que se relaciona com o movimento das placas tectônicas.  Esse processo colabora diretamente com a formação do relevo terrestre, principalmente por meio dos abalos sísmicos, como os maremotos e os terremotos.

É muito importante destacar que os movimentos dessas placas podem ocorrer de três diferentes formas. A primeira delas é denominada de convergente e ocorre quando acontece um choque entre duas placas. A segunda forma é chamada de divergente e é caracterizada pelo afastamento das placas. A última, por sua vez, é denominada de transformante e caracteriza-se pelo deslizamento de uma placa sobre a outra.

Tectonismo: Placas Tectônicas

Existem diversas placas tectônicas na superfície terrestre. Porém, podemos destacar como as principais:

  • Placa Africana
  • Placa Australiana
  • Placa Euroasiática
  • Placa Norte-americana
  • Placa Sul-americana
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.