As correntes marítimas ou oceânicas são grandes influenciadoras no clima das regiões em que atuam, visto que através delas transporta-se umidade e calor.
Por conta delas, enormes porções de água deslocam-se nos oceanos do planeta. Esses fluxos concentram gigantescas quantidades de águas oceânicas e são formados devido às diferenças entre as variações de pressão e temperatura atmosférica, salinidade das águas e movimento de rotação da Terra.
Todavia, as correntes marítimas agem ou não de forma ordenada, além de influenciar diretamente no clima, contribuindo para a biodiversidade marinha e a vida do planeta.
Correntes marítimas podem aparecer em questões de vestibulares, assim como no Enem na disciplina de Geografia. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!
Tipos de correntes marítimas
Em síntese as correntes marítimas podem ser divididas em duas, são elas:
- Quentes: Em síntese, são superficiais, o que torna a temperatura das águas mais altas. Formam-se na linha do Equador com destino aos polos. Como por exemplo as correntes do Brasil, Golfo, Guiana, entre outras.
- Frias: Em resumo são correntes marítimas mais fundas e por isso apresentam temperaturas mais baixas. São formadas nos polos em direção ao Equador, como por exemplo a corrente Humboldt, Canárias, Malvinas, entre outras.
Importância
As correntes marítimas são fenômenos significativas para o planeta. Tendo em vista que ela influencia diretamente no clima onde agem.
Através delas tem-se o equilíbrio das temperaturas e umidades das regiões que fazem parte do globo. Vale ressaltar que por conta delas há o equilíbrio do ecossistema marinho, além de contribuir para o desenvolvimento econômico oriundo da pesca.
Um exemplo que merece destaque é a corrente do golfo, ela forma-se no golfo do México e vai em direção a Europa, agindo diretamente na temperatura da região;
Por conseguinte, a corrente do golfo atenua as temperaturas geladas do noroeste europeu, contribuindo para a vida local.
Contudo, devido ao Aquecimento Global a corrente do golfo tem sido fortemente impactada, por conta do derretimento das geleiras, deixando o planeta em alerta. Diversos especialistas apontam cenários de caos caso não seja tomada as devidas medidas.