Considerada um dos quatro tempos geológicos da Terra, a Era Arqueozoica também conhecida como Arqueano, fez parte do Pré-Cambriano, sendo o segundo período. Estima-se que começou a 4 bilhões de anos atrás e terminando a 2,5 bilhões de anos atrás.
Nesse período, a saber, surge no planeta as primeiras formas simples de vida, como as bactérias, algas e organismos simples. Além disso, surgem as rochas magmáticas e o relevo com escudos cristalinos.
Por se passar nos primórdios da Terra, poucos fósseis indicam a presença de vida microscópica no Arqueano.
Trata-se de organismos unicelulares organizados em colônias lineares, através da existência de fósseis sedimentares na Oceania.
De acordo com especialistas, os fósseis pertenciam a 3,5 bilhões de anos atrás. A Era Arqueozóica possui diversas características, conheça as principais para estudar.
Características da Era Arqueozoica
Dentre as principais características do período Arqueano, podemos citar, por exemplo:
- Erupções vulcânicas recorrentes
- Grandes alterações na crosta terrestre
- Minerais como calcário e grafite
- Formação dos solos mais antigos do planeta
- Formaram-se os primeiros continentes
- Grande atividade geológica
Vale dizer que a atmosfera nesse tempo tinha pouco oxigênio livre. Além disso, ofertava-se somente 75% da luz solar atual.
No mais, a água trouxe a existência de micro-organismos podendo suportar as condições de ambiente e tempo.
Protagonismo dos Vulcões
A saber, o período ficou marcado pela intensa atividade vulcânica. Por conta disso, foi possível o depósito de rochas sedimentares, assim como ígneas na crosta terrestre. Ademais, não pode-se realizar estabilização de fósseis justamente por conta dela.
Entretanto, houve o surgimento de cadeias de montanhas. As várias formações geológicas estão destacadas em países como o Brasil, Groenlândia, Índia, Canadá, África do Sul, entre outros.
De acordo com os especialistas, nesse tempo iniciaram-se as atividades tectônicas, sobretudo por conta do manto terrestre que não está em sua totalidade arrefecido. Supostamente a litosfera sobre o manto e o mar deslizava fortemente.
Proterozoico e Era Cenozoica
O período Arqueano é o mais antigo do período Pré-cambriano , já o Proterozoico o mais recente, ocorreu entre 2.500 a 541 milhões de anos atrás.
Destaca-se nesse período, por exemplo, a união entre os continentes em uma massa Rodínia. Houve também grandes atividades tectônicas, além do aparecimento da fotossíntese, através de organismos primitivos.
Já na Era Cenozoica que começou a 65 milhões de anos atrás acontece o surgimento do homem. Conhecida também como Idade dos Mamíferos, consiste no período mais recente do período geológico do planeta.
Pode ser dividida em três períodos:
- Paleogênico – Período 65, 5 milhões a 23 milhões de anos atrás.
- Neogênico – Período 23 a 2,3 milhões de anos atrás
- Quaternário – Período 2,3 milhões até os dias de hoje