Geografia: 10 principais tipos de nuvem

De acordo com o International Cloud Atlas da Organização Meteorológica Mundial, existem mais de 100 tipos de nuvens. As muitas variações, no entanto, podem ser agrupadas em um dos 10 tipos básicos, dependendo de sua forma geral e altura no céu. Assim, os 10 tipos são:

  • De baixo nível (cúmulos, estratos, estratocúmulos) que se encontram abaixo de 6.500 pés (1.981 m)
  • Médias (altocumulus, nimbostratus, altostratus) que se formam entre 6.500 e 20.000 pés (1981–6.096 m)
  • De alto nível (cirrus, cirrocumulus, cirrostratus) que se formam acima de 20.000 pés (6.096 m)
    Cumulonimbus, que se elevam sobre a atmosfera baixa, média e alta

Se você está interessado em observar as nuvens ou apenas curioso para saber quais nuvens estão no céu, continue lendo para descobrir como reconhecê-las e que tipo de clima você pode esperar de cada uma.

Nuvem Cumulus

Nuvens cumulus são as nuvens que você aprendeu a desenhar desde cedo e que servem como símbolo de todas as nuvens (assim como o floco de neve simboliza o inverno). Seus topos são arredondados, inchados e de um branco brilhante quando iluminados pelo sol, enquanto seus fundos são planos e relativamente escuros.

Stratus

Nuvens Stratus pairam baixas no céu como uma camada uniforme de nuvem acinzentada plana, sem traços característicos. Eles se parecem com a névoa que envolve o horizonte (em vez do solo).

Stratocumulus

Se você pegar uma faca imaginária e espalhar nuvens cúmulos juntas pelo céu, mas não em uma camada lisa (como estratos), você obterá estratocúmulos – são nuvens baixas, inchadas, acinzentadas ou esbranquiçadas que ocorrem em manchas com céu azul visível em entre. Quando visto por baixo, o estratocúmulo tem uma aparência escura de favo de mel.

Altocumulus

Nuvens altocúmulos são as nuvens mais comuns na atmosfera intermediária. Você os reconhecerá como manchas brancas ou cinza que pontuam o céu em grandes massas arredondadas ou nuvens alinhadas em faixas paralelas. Parecem lã de ovelha ou escamas de peixe cavala – daí seus apelidos de “dorso de ovelha” e “céu de cavala”.

Nimbostratus

Nuvens Nimbostratus cobrem o céu em uma camada cinza escura. Eles podem se estender a partir das camadas baixa e média da atmosfera e são grossos o suficiente para bloquear o sol.

Nuvem Altostratus

Altostratus aparecem como camadas de nuvens cinza ou cinza-azuladas que cobrem parcial ou totalmente o céu em níveis médios. Mesmo que eles cubram o céu, normalmente você ainda pode ver o sol como um disco mal iluminado atrás deles, mas não há luz suficiente para projetar sombras no solo.

Cirrus

Como o nome sugere (que significa “cacho de cabelo em latim”), os cirros são fios finos, brancos e finos de nuvens que cruzam o céu. A saber, como as nuvens cirros aparecem acima de 6.096 metros – uma altitude onde existem baixas temperaturas e baixo vapor de água – elas são feitas de minúsculos cristais de gelo em vez de gotículas de água.

Cirrocumulus

As nuvens cirrocúmulos são pequenas manchas brancas de nuvens, geralmente dispostas em fileiras que vivem em grandes altitudes e são feitas de cristais de gelo. Chamados de “cloudlets”, os montes de nuvens individuais do cirrocumulus são muito menores do que os do altocumulus e do estratocumulus. Frequentemente se parecem com grãos.

Cirrostratus

As nuvens cirrostratus consistem em nuvens transparentes e esbranquiçadas que velam ou cobrem quase todo o céu. Uma pista óbvia para distinguir os cirrostratus é procurar um “halo” (um anel ou círculo de luz) ao redor do sol ou da lua. O halo forma-se pela refração da luz nos cristais de gelo nas nuvens, de forma semelhante à forma como os cães do sol se formam, mas em um círculo inteiro, em vez de apenas em ambos os lados do sol.

Nuvem Cumulonimbus

As nuvens cumulonimbus são uma das poucas nuvens que se estendem pelas camadas baixa, média e alta. Eles se assemelham às nuvens cúmulos das quais crescem, exceto que se elevam em torres com partes superiores salientes que parecem couve-flor. Os topos das nuvens cumulonimbus são geralmente sempre achatados na forma de uma bigorna ou então de pluma. Seus fundos são geralmente turvos e escuros.

E então, gostou de conhecer os 10 principais tipos de nuvem?

Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o derretimento das calotas polares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.