Entrevista: tudo sobre esse gênero textual
Todos nós sabemos que existem algumas provas que não pedem um texto dissertativo-argumentativo em suas redações. Ao invés disso, o aluno deverá elaborar um texto a partir de um dado gênero textual.
A entrevista pode ser, dentre tantos outros, um desses gêneros textuais cobrados por vestibulares, como o da Unicamp e o da UEL, e por alguns concursos públicos.
Ainda, questões sobre as entrevistas podem estar presentes em algumas provas, com um destaque para aquela do ENEM.
Gênero Textual: Entrevista
A entrevista é um gênero textual muito utilizado pelos meios de comunicação. Elas estão presentes, por exemplo, em sites, jornais, na televisão, nos rádios e em revistas.
A entrevista pode ser utilizada para diversos objetivos. Podemos citar como um exemplo o seu uso para escolher um candidato a uma vaga de emprego. Ainda, existem as entrevistas jornalísticas, que normalmente são utilizadas para ajudar no esclarecimento e no aprofundamento de uma reportagem ou de uma notícia.
Normalmente, em uma entrevista é realizada uma conversa entre duas pessoas. Nela, o entrevistador será o responsável por elaborar as perguntas e o entrevistado deverá respondê-las.
Entrevista: Características
Esse gênero textual pode sofrer com diversas variações segundo a formalidade necessária no contexto e o meio onde será divulgada. Porém, existem algumas características principais que são comuns à maioria das entrevistas. Entre elas, podemos citar:
- A existência de ao menos um entrevistador e um entrevistado
- O uso adequado da linguagem formal ou informal dependendo do público receptor
- A presença de um texto com características de informativo ou de opinião como resultado da entrevista
Entrevista: Como elaborar?
Além de seguir as características supracitadas, você também deve, para realizar uma entrevista, possuir um conhecimento suficiente sobre o tema escolhido ou sobre o entrevistado escolhido. Dessa maneira, você poderá construir boas perguntas para serem realizadas.
Ainda, em provas, você deve ser capaz de realizar um texto coeso, coerente e que siga (na medida do possível) a norma padrão da língua portuguesa como resultado da sua entrevista.
Em alguns casos, você deverá também escrever uma pequena introdução contendo algumas informações sobre o entrevistado e sobre o tema para informar o seu leitor. É válido lembrar que algumas provas podem pedir para que você atribua um título à sua entrevista.