Os motoristas do Brasil sempre ficam atentos às notícias que envolvem os preços dos combustíveis no país. Muitos torcem para que os valores diminuam, dando um alívio ao bolso. No entanto, em março, apenas o óleo diesel ficou mais barato nas bombas de combustíveis.
Por outro lado, a gasolina e o etanol hidratado fecharam o mês passado em alta, pressionando um pouco mais a renda da população. E os motoristas são os que mais sofrem com essa realidade.
De acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina acumulou uma alta de 4,38% entre 5 de março e 1º de abril. Esse avanço corresponde a 23 centavos por litro.
O valor pode parecer pouca coisa, mas ninguém abastece o veículo com apenas um litro de gasolina. Isso sem contar que os motoristas precisam ir mais de uma vez aos postos todos os meses, a depender da quantidade de vezes que o automóvel é usado. Por isso, qualquer variação no preço da gasolina é sentida pelos consumidores.
Em resumo, a gasolina impacta diretamente o rendimento de milhões de brasileiros todos os meses. Quanto mais caro estiver o combustível, mais comprometida fica a renda das famílias do país que possuem veículos.
Na internet, muitos usuários criticaram o encarecimento do combustíveis em março. Contudo, outros vários motoristas afirmam que os valores estavam ainda mais altos em 2022. Afinal, a gasolina está mais cara ou mais barata neste ano?
Gasolina mais barata em 2023
Em primeiro lugar, é importante destacar que a ANP analisa os preços de mais de cinco mil postos do país. Assim, divulga semanalmente os valores médios da gasolina, do etanol hidratado e do óleo diesel, revelando também os preços em cada unidade federativa (UF).
Embora a gasolina acumule alta nas últimas quatro semanas, o seu valor está 23,89% menor que há um ano. Isso quer dizer que a gasolina, comercializada a R$ 5,48 na semana passada, está R$ 1,72 mais barata que no mesmo período de 2022, quando seu litro custava R$ 7,20, em média
Para quem não sabe, o ex-presidente Jair Bolsonaro promoveu isenções sobre os combustíveis na metade do ano passado, com validade até 31 de dezembro, reduzindo os valores, que seguiam em patamar bastante elevado no país.
Apesar das incertezas que surgiram no final do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou a desoneração em 2023, pelo menos nos primeiros meses. Confira as ações promovidas pelo governo Lula neste sentido:
- Reduziu a zero as alíquotas dos impostos federais PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular até 28 de fevereiro de 2023;
- Zerou a Cide, que é um imposto federal, sobre a gasolina até o dia 28 de fevereiro de 2023;
- Reduziu a zero as alíquotas dos impostos federais PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha até 31 de dezembro de 2023.
Assim, a gasolina e o etanol voltaram a ter impostos cobrados sobre seus preços no início de março, ficando mais caros no país. Entretanto, no acumulado de 12 meses, o saldo ainda é muito positivo para os motoristas, que estão pagando bem menos que em março de 2022.
Gasolina mais cara do país vem da região Norte
Nos últimos 12 meses, a gasolina ficou mais barata no Brasil, aliviando o bolso dos motoristas. O preço médio recuou mais expressivamente no Sudeste (-25,63%), no Centro-Oeste (-25,62%) e no Nordeste (-24,11%), seguidos por Sul (-21,26%) e Norte (-21,12%).
Entre as UFs, os recuos mais intensos foram registrados no Piauí (-31,33%) e em Minas Gerais (-30,07%). Em contrapartida, as menores quedas vieram de Roraima (-13,87%), Amazonas (-14,33%), Amapá (-18,50%) e Rondônia (-18,67%), únicos recuos inferiores a 20%, e todos de estados da região Norte.
Com isso, os valores médios mais altos da gasolina foram registrados nos seguintes estados:
- Amazonas: R$ 6,27
- Roraima: R$ 6,08
- Acre: R$ 6,00
- Rondônia: R$ 6,00
Vale destacar que, enquanto o preço médio nacional subiu 4,38% em março, os avanços em Amazonas e Roraima chegaram a 10,58% e 8,77%, respectivamente, figurando como as maiores altas nacionais, bem como os maiores valores médios do país.
Gasolina mais vantajosa que o etanol
Nos últimos 12 meses, não foi apenas a gasolina que ficou mais barata no país. Em síntese, o etanol hidratado, concorrente do combustível fóssil nas bombas, acumulou uma queda de 22,04% no período.
Apesar de ambos os combustíveis terem registrado fortes recuos em seus valores em um ano, um deles permanece mais vantajoso que o outro no país, cenário visto nos últimos meses.
Em síntese, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas. Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, apenas duas das 27 UFs tiveram taxas inferiores a 70%, ou seja, comercializaram o etanol com um melhor custo-benefício. Os estados foram Mato Grosso (66,1%) e Amazonas (69,5%), com taxas abaixo de 70%, o que indica mais vantagem para os motoristas que abastecem com etanol.
Em contrapartida, a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em 25 das 27 UFs. Isso quer dizer que os motoristas, no geral, devem optar pelo combustível fóssil, porque irão se beneficiar com os preços, deixando o biocombustível de lado, ao menos por enquanto.