Ganhou na loteria? Veja como é descontado o imposto de renda

Saiba mais informações sobre as taxas de desconto

Todo mundo que ganha ou ao menos deseja ganhar na loteria, não importa o concurso ou o valor, sabe que terá que declarar imposto de renda do que recebeu. Afinal, devemos prestar contas de tudo o que recebemos ao governo. Dessa forma, conseguimos provar de onde veio o dinheiro inesperado, principalmente se sua conta beira ao vermelho.

Certamente, você já deve ter imaginado ganhar uma grande bolada de dinheiro que pode fazer a diferença completa na sua vida. Só que, é claro que você deve declarar o imposto de renda. Em alguns casos, há a cobrança de uma taxa que você deve contribuir para o governo, nada tão absurdo, sempre vale a pena de acordo com o valor recebido.

Mas então quanto custa o desconto do tão sonhado prêmio da loteria? Pois, veja agora até quanto o governo pode tirar do seu prêmio. Não se preocupe, pois, não será uma taxa tão grande e você certamente nem irá vê-la.

Ganhou na loteria? Veja como é descontado o imposto de renda. Foto: Canva Pro

Entenda um pouco mais como funciona imposto de renda e loteria

Inúmeras pessoas imaginam que o valor anunciado nas loterias, de qualquer tipo de concurso, esse é o mesmo valor que irá para a conta do ganhador do sorteio. Porém, é um grande equívoco.

Na verdade, o valor que vai para a conta do ganhador é repleto de descontos. Isso ocorre devido ao imposto de renda. Aliás, isso de forma automática. Por isso, que o ganhador não precisa se preocupar com essa parte de pagar o imposto.

Então, quando o dinheiro vai para a conta do ganhador, ele já está com todos os descontos das taxas. Dessa forma, ele não terá dor de cabeça de se preocupar com isso posteriormente.

Mas lembre-se que nem todos os casos isso acontece. Pois, também tem a possibilidade de você ganhar na loteria e ter que declarar esse valor e, além disso, pagar a taxa.

Convenhamos que seria muito melhor ganhar o prêmio já com todas os descontos já feitos para chegar no saldo final. De fato, é uma grande dor de cabeça ter que pagar a taxa do imposto de renda depois que já tenho dinheiro.

Sendo assim, não pense que você será isento de não ter essa taxa cobrada. Pois, segundo a própria receita federal, todos os concursos de loteria possuem chances de cobrar uma taxa para o imposto de renda. A propósito, o desconto pode chegar até 30% do que você recebeu com esse prêmio milionário.

Por exemplo, em uma situação hipotética, se por acaso você ganhar 100 milhões de reais num concurso de loteria com o desconto de 30%, que é o máximo, você só pode levar para casa apenas 70 milhões de reais.

Parece até um absurdo olhar essa quantia de descontos tão grande. No entanto, saiba que esse é o limite que pode chegar. E a taxa é variável.

Como funciona a cobrança da taxa do imposto de renda

Apesar de você possuir a isenção de pagar a taxa do imposto de renda, ainda assim deve obrigatoriamente declará-lo quando estiver fazendo seu IR. Aliás, o único caso no qual o imposto de renda será cobrado do ganhador do prêmio da loteria é quando ele utiliza desse prêmio para fazer a compra de imóveis ou até para realizar investimentos.

Então, nesse caso, a cobrança dos impostos serão feitas em cima desse lucro do concurso. Por exemplo, se você estiver pensando em comprar uma casa com o dinheiro do prêmio, saiba que o valor dos impostos será cobrado desse lucro.

Logo, o governo está completamente ciente de que você ganhou inesperadamente essa quantia enorme, então ele sabe o quanto você poderá pagar.

Não é nem um pouco injusto, seguindo a lógica da quantidade de prêmio que você ganhou. Vale também ressaltar que a avaliação é feita proporcionalmente ao lucro.

Como é possível resgatar o prêmio conquistado na loteria?

Imaginar e sonhar que irá conquistar aquele valor máximo da Mega-Sena ou de qualquer outra loteria parece incrível, mas não tanto quanto realizar isso na vida real.

Agora que você já está um pouco ciente de como funciona mais ou menos o imposto de renda com a loteria, saiba como proceder caso você de fato, ganhe em algum concurso.

Em resumo, o valor que vai para o ganhador do prêmio já está com os descontos. Justamente para evitar certos conflitos e surpresas inesperadas que podem causar uma confusão. Então, se possível, veja o valor líquido que você poderá ganhar antes mesmo de resgatar o seu prêmio para começar a ajustar as suas finanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.