FURG recebe inscrições para Processo Seletivo Específico 2024

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade, abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo Específico 2024, que visa a seleção de estudantes indígenas, quilombolas e transgêneros. 

O Processo Seletivo Específico consiste em uma iniciativa de inclusão da FURG, fazendo parte de um programa que tem por objetivo promover a diversidade na instituição. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 11 de setembro (horário de Brasília).

Além de vagas específicas para indígenas, quilombolas, transgêneros, a universidade está ofertando também oportunidades para estudantes interessados na área de Educação no Campo. Desse modo, a FURG realiza quatro seleções para ingresso em diversos cursos de graduação.

Confira a seguir quem pode participar de cada uma delas e como será o Processo Seletivo Específico 2024!

Como se inscrever?

Como mencionado acima, a FURG receberá as inscrições para o Processo Seletivo Específico 2024 até o dia 11 de setembro. Não haverá cobrança de taxa de inscrição em nenhuma das quatro modalidades. 

As inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados devem acessar o site da Coperse (Comissão Permanente do Processo Seletivo), escolher a seleção na qual se enquadra e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento da inscrição, além dos dados pessoais e escolares, os candidatos deverão indicar uma opção de curso de graduação. 

Para garantir a autenticidade das candidaturas, os aspirantes indígenas e quilombolas devem fornecer autodeclaração e confirmação das lideranças de suas comunidades registradas respectivamente na FUNAI e Fundação Palmares. 

Processos de seleção

Podem concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Específico 2024 os estudantes que possuem o Ensino Médio completo e que atendem aos demais pré-requisito estabelecido em cada edital.

Para fins de classificação dos inscritos, a FURG aplicará uma avaliação no dia 19 de novembro de 2023. Desse modo, todos os candidatos responderão a uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. Os locais de prova serão nas cidades de Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul, mas variam de acordo com o grupo. 

Conforme indicado nos editais, além da nota obtida na prova de redação, a universidade também irá considerar outros critérios para fins de classificação dos inscritos. Confira a seguir os detalhes da seleção para cada grupo!

Indígenas e Quilombolas

Além da Redação em Língua Portuguesa, para selecionar estudantes indígenas e quilombolas, a FURG vai considerar os desempenhos dos candidatos no Memorial Descritivo e na Entrevista

Para concorrer às vagas, é necessário pertencer a comunidades indígenas e quilombolas reconhecidas no país e ter feito o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral. 

De acordo com os editais, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada grupo nos seguintes cursos de graduação: 

  • Indígenas: Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Medicina Pedagogia e Psicologia.
  • Quilombolas: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina, Pedagogia e Psicologia.

Trangêneros 

A classificação dos candidatos transgêneros vai considerar os desempenhos na Prova de Redação e também no Memorial Descritivo. Estão sendo ofertadas 10 vagas para os cursos de Artes Visuais, Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

O PS Específico 2024 é promovido pela Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade. Imagem: FURG
O PS Específico 2024 é promovido pela Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade. Imagem: FURG

Educação do Campo

Para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias), a oferta da FURG é de 30 vagas. Essa seleção tem como público-alvo professores e profissionais da edição das escolas do campo da rede pública, profissionais vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, e jovens e adultos vinculados à comunidades do campo.

Além da Prova de Redação em Língua Portuguesa, a classificação vai considerar a Comprovação do Pertencimento ao Campo.

Acesse os editais na íntegra para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.