Frida Kahlo: Conheça vida e obra da precursora da arte feminista

Frida Kahlo (1907 – 1954) ficou conhecida por suas pinturas surrealistas, incluindo muitos autorretratos emocionalmente intensos. Contraída pela poliomielite quando criança e gravemente ferida em um acidente quando tinha 18 anos, lutou contra a dor e a deficiência por toda a vida.

De acordo com especialistas, suas pinturas refletem uma visão modernista da arte popular e integram sua experiência de sofrimento.

Vale muito apena conhecer pelo menos um pouco da vida e obra de Frida, pois é sempre relembrada em provas de vestibulares, por exemplo, e se aplica em discussões bem atuais, como o feminismo.

Poliomelite e acidente grave

Kahlo nasceu na Cidade do México. Conforme dito anteriormente, contraiu poliomielite quando tinha cerca de 6 anos de idade e, embora a doença fosse leve, atrofiou sua perna direita, prejudicando posteriormente sua coluna e pélvis.

Em 1925, se feriu gravemente quando um bonde colidiu com o ônibus em que ela estava. Quebrou as costas, a pelve, a clavícula e duas costelas, o pé direito foi esmagado e a perna direita quebrada em 11 lugares.

Um corrimão do ônibus empalou-a no abdômen. Ela passou por cirurgias ao longo da vida para tentar corrigir os efeitos incapacitantes do acidente.

Casamento com Diego Rivera

Durante a convalescença do acidente, Frida começou a pintar. Autodidata, em 1928 procurou o pintor mexicano Diego Rivera para que ele comentasse sobre seu trabalho. Sua obra contava com cores vivas e imagens folclóricas mexicanas. Logo após esse encontro entrou para a Liga dos Jovens Comunistas, liderada por Rivera.

Em 1929, Kahlo se casou com Rivera em uma cerimônia civil, apesar dos protestos de sua mãe. O casamento, entretanto marcou-se por traições de ambos, mas consentidas pelos dois.

Nessa época, mudou a grafia de seu primeiro nome de Frieda, de origem alemã, para Frida, com a grafia mexicana, como um protesto contra o fascismo. Em 1932, Kahlo fez um aborto de um filho com Rivera. Ela imortalizou sua experiência em uma pintura intitulada “Hospital Henry Ford”.

De 1937 a 1939, Leon Trotsky viveu com o casal e Kahlo, inclusive, teve um caso com o revolucionário comunista. Logo após, a artista e Rivera se divorciaram em 1939, mas Rivera a convenceu a se casar novamente no ano seguinte. Kahlo tornou esse casamento dependente de permanecer sexualmente separada e de seu autosustento financeiro.

Morte de Frida Kahlo

Kahlo morreu na Cidade do México em 1954. Oficialmente, ela morreu de embolia pulmonar, mas alguns acreditam que ela tomou uma overdose deliberada de analgésicos, dando boas-vindas ao fim de seu sofrimento. Mesmo na morte, Kahlo era dramática; quando seu corpo estava sendo colocado no crematório, o calor fez seu corpo se sentar de repente.

Legado na arte

O trabalho de Kahlo começou a ganhar destaque na década de 1970. Muito de seu trabalho está no Museo Frida Kahlo (o Museu Frida Kahlo), também chamado de Casa Azul por suas paredes em azul cobalto, inaugurado em 1958 em sua antiga residência na Cidade do México. Ela é considerada uma precursora da arte feminista .

Na verdade, a vida de Kahlo foi retratada no filme biográfico de 2002, “Frida”, estrelado por Salma Hayek como personagem-título. O filme recebeu 75% da pontuação da crítica e 85% da audiência no site Rotten Tomatoes.

Ele também recebeu seis indicações ao Oscar (vencendo por Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original), incluindo a indicação de Hayek na categoria de Melhor Atriz por sua interpretação dramática da artista que partiu há muito tempo.

E então, gostou de conhecer mais sobre Frida Kahlo? Pode ser que a pintura apareça em vestibulares, assim como na prova do Enem.

Não deixe de ler também outra biografia importante – Mario Vargas Llosa: Vida e obra do peruano vencedor do Nobel

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.