Franquias de gestão de condomínios
Aprenda como escolher as melhores
Quem mora em edifícios de apartamentos sabe da dificuldade em se eleger um síndico, pelas grandes dificuldades encontradas. Entre elas: o tempo disponível e a influência do valor pago ao síndico nas declarações de Imposto de Renda. Por isso, hoje, nós vamos apresentar um setor que está em plena expansão: as franquias de gestão de condomínios.
Como escolher as melhores opções de franquias de gestão de condomínios?
A solução de muitos conjuntos habitacionais do gênero é a contratação de uma franquia de gestão de condomínios. Isso porque, além de reduzir os custos, é mais seguro. Assim, apresentaremos algumas dicas para escolher as melhores opções:
1ª Dica: Saiba quais são os serviços oferecidos pela gestão de condomínios
O serviço de gestão de condomínios, por se tratar de uma pessoa jurídica, pode assumir a responsabilidade civil e criminal exigida pelo Código Civil. Além disso, é possível contar com outros serviços como: assessoria ao síndico eleito, fazer a gestão de pessoas, cuidar do setor financeiro, e assim, oferecer mais transparência e qualidade nos serviços oferecidos.
2ª Dica: Conheça a atuação da empresa em outros condomínios
É preciso conhecer sobre a empresa e a real prestação de serviços que ela realiza. Para isso, converse com outros condomínios que são atendidos pela empresa gestora e avalie como está sendo a experiência de contratação dos serviços da empresa.
Busque por empreendimentos gestores que possuem clientes satisfeitos com os serviços prestados.
3ª Dica: Avalie o melhor custo-benefício para o condomínio
A intenção de contratação de uma empresa gestora de condomínios é a redução de custos. Mas faça a avaliação entre custo e benefício para o condomínio, pois valores muito baixos são arriscados. Assim, lembre que valores muito altos normalmente também não compensam o investimento.
Por isso que a avaliação envolvendo custo e benefício é de extrema importância. Além disso, procure saber qual é o preço médio cobrado no mercado para fazer a avaliação.
4ª Dica: Saiba qual é o suporte oferecido pela empresa gestora de condomínios
Antes de tudo, lembre-se que o suporte oferecido pela empresa gestora de condomínios é de extrema importância! Assim, saiba qual será o nível de suporte prestado, se realiza treinamentos com a sua equipe de colaboradores, se existe planejamento operacional para manutenções e, principalmente, se há controles de tarefas.
A equipe de colaboradores precisa estar alinhada de forma tal que a relação objetivo de contratação e tempo de resposta sejam eficientes.
5ª Dica: Saiba a diferença entre Administradora de Condomínios e Gestão de Condomínios
A Administradora de Condomínios é responsável pela administração da parte burocrática das demandas como contabilidade, folha de pagamento, emissão de boletos, pagamento de impostos, prestação de contas, orçamentos, relatórios financeiros e uso do setor jurídico para cobranças de inadimplências.
Já o gestor de condomínios realiza o trabalho do síndico, que trabalha em conjunto com os administradores do condomínio realizando a gestão estratégica dele.
Assim, o administrador de condomínios é o facilitador e o gestor de condomínios ou síndico é o tomador de decisões.
6ª Dica: Realize a leitura atenta ao contrato de gestão de condomínios
Antes de assinar o contrato de gestão do condomínio, faça uma leitura atenta para conhecer todas as cláusulas contratuais, que devem ser bem detalhadas, bem como o serviço que está contratando.
Afinal, você pagará por uma empresa gestora de condomínios e deverá saber quais os serviços oferecidos.
Fique atento às multas rescisórias e as obrigações que a empresa deverá ter para com o condomínio.
7ª Dica: Faça a análise das ferramentas de gestão que serão utilizadas pela empresa gestora
Ao analisar as ferramentas de gestão que serão utilizadas pela empresa gestora de condomínios, perceba se elas atingirão os objetivos traçados para a contratação. Normalmente estes objetivos devem oferecer segurança, qualidade e transparência das operações.
Avalie de forma clara e precisa quais são os diferenciais de cada empresa gestora de condomínios e opte por aquele que tiver maior robustez e traga maior segurança e transparência para os condôminos.
Geralmente, os diferenciais são os seguintes requisitos:
- Especialização da equipe de colaboradores
- Assessoria para os síndicos
- Padronização das tarefas
- Qualidade do software de gerenciamento das operações
- Oferta de treinamentos
- Valorização dos profissionais.
Busque sempre pela excelência dos serviços que a empresa gestora de condomínios oferece e avalie o custo-benefício para quem mora no local.
Por fim, procure ter o cuidado de tomar decisões juntamente com o Conselho Fiscal do Condomínio e, se necessário, chame uma Assembleia Extraordinária para ajudar na tomada de decisões.
Tendo atenção a tudo isso, certamente o seu condomínio terá a melhor gestão e os moradores saberão que há uma equipe competente auxiliando em tudo que for preciso!