Franquias de comunicação: Vale a pena investir? - Notícias Concursos

Franquias de comunicação: Vale a pena investir?

Confira tudo sobre o ramo de franquias de comunicação e saiba se vale a pena investir

As franquias de comunicação tiveram grande desenvolvimento no período da pandemia, por conseguirem ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores e assim, obter maior lucratividade. Por isso, hoje vamos esclarecer se vale a pena investir em franquias de comunicação.

Investir em franquias de comunicação -- Reprodução Canva
Investir em franquias de comunicação — Reprodução Canva

Como se desenvolveram as franquias de comunicação?

As franquias de comunicação são bastante úteis para as empresas e consumidores. Assim, elas se tornaram ótimas opções de investimento, tendo em vista o fato de o setor estar em alta. Além disso, existem franquias de comunicação para todos os bolsos e todos os gostos.

Essas franquias fazem a divulgação dos negócios, sejam de pequenas empresas do bairro ou para empresas de grande porte. 

Entre os principais modelos de negócio das franquias de comunicação, tem-se o home office e as lojas. Cada formato possui seus próprios canais de venda característicos e mais adequados para distribuir os produtos ou oferecer os serviços. Dessa forma, cada um atinge um público nichado e em regiões específicas, oferecendo uma capacidade de escolha mais efetiva por parte do empreendedor, de acordo com seu público-alvo e objetivos.

Sabe-se que os principais meios de comunicação, utilizados pelas franquias do ramo, são o e-commerce e outros canais digitais. Determinados canais recebem maior fluxo de comercialização de produtos e outros menos.

Assim, tendo por base a demanda dos consumidores, as redes podem distribuir adequadamente os produtos nos canais, conforme os hábitos dos seus clientes.

Acredita-se que no período da pandemia, houve um maior desenvolvimento das franquias de comunicação, o que trouxe muitas inovações. Pois, com o isolamento social, as pessoas criaram costumes e as empresas tiveram que se adaptar a isso.

Com este cenário que estamos vivendo, de pós-pandemia, a retomada das atividades está em contínuo desenvolvimento, exigindo um novo padrão de trabalho, e um novo padrão de necessidades para os consumidores.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia de comunicação?

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor das franquias de comunicação está em amplo desenvolvimento, elevando seu faturamento mês a mês.

Entre os serviços oferecidos por estas franquias, tem-se: anúncios, promoções, espaços publicitários e propaganda, divulgação de marcas por meios físicos ou virtuais, empresas de suporte de informática e venda de produtos personalizados para divulgação das empresas, seja por meio de lojas virtuais ou presenciais, entre tantos outros serviços.

Outra vantagem é que o processo de negócio é simples e pode ser realizado de forma home office, com poucos funcionários, o que reduz muito o custo do investimento inicial.

É vantagem também, a franqueadora dar suporte de treinamento, conhecimento de mercado e captação de clientes, o qual está inserido na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Além disso, esse tipo de franquia pode atender clientes de perto e também de longe, pois a comunicação pode ir além com a internet.

Qual é o perfil do franqueado exigido?

Entre as exigências de perfil do franqueado, tem-se:

  • Comprometimento para trabalho home office;
  • Proatividade para perceber o melhor negócio para empreender;
  • Organização, para conseguir dar conta dos clientes e da franquia;
  • Jogo de cintura, para saber administrar com sabedoria;
  • Ser comunicativo de forma verbal e escrita, para, assim, conseguir desenvolver pautas mais sensíveis para as empresas;
  • Estar sempre à frente, procurando inovações do mercado de comunicação, principalmente as mídias sociais;
  • Ser criativo.

Como é o processo de trabalho das franquias de comunicação?

As agências de comunicação oferecem os mais variados serviços e produtos para todos os tipos de empresas, como por exemplo: consultoria, gestão de mídias, produção de conteúdo, anúncios digitais, otimização para buscadores (SEO) e serviços de comunicação e publicidade offline.

Para abrir uma franquia de comunicação, o franqueado precisa estar ciente de suas atividades e, além de tudo, ter afinidade com elas, além de uma certa experiência.

Outra questão é ter bastante facilidade em vender e trabalhar nesse setor. Afinal, é isso que vai chamar a atenção dos potenciais clientes para o seu negócio!

Seja em qualquer tipo de franquia, é preciso que o franqueado faça uma gestão da empresa de forma eficiente. Assim procure criar uma rotina de vendas e também seja atencioso com os clientes. Além disso, estar de olho nas inovações do mercado é fundamental, e a franqueadora sempre está oferecendo treinamentos com este fim!

Temos certeza que com as informações ditas aqui, será muito mais tranquilo buscar por franquias de comunicação para investir o seu dinheiro! Se organize, planeje e pesquise, faça tudo o que for necessário para aprender mais e ter noção de como atuar nesse ramo com muito sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?