Saiba como ter uma franquia internacional

Saiba como ter uma franquia internacional

Descubra como levar seu próprio negócio para fora do país

Levar o nome da empresa adiante é o desejo de todo empresário. Transformar seu empreendimento em um negócio internacional é para poucos, mas os que conseguem, alcançam sucesso e lucros exorbitantes. Veja neste artigo mais sobre a franquia internacional.

O que é um modelo de franquia?

Franquia internacional -- Reprodução Canva
Franquia internacional — Reprodução Canva

Transformar uma empresa em um modelo de franquia não é uma tarefa fácil.

Os processos precisam estar estabelecidos, o giro consolidado e o empresário precisa ter habilidade suficiente para compilar tudo isso em um modelo pronto para ser comercializado.

Além disso, o empreendedor que busca por uma franquia quer encontrar um negócio pronto para dar lucro, com todo suporte necessário, esperando somente por força de trabalho.

O franqueador entra com o modelo de negócio, o know how, os fornecedores, produtos ou serviços, com a qualidade e o nome da marca. Em contrapartida, o franqueado se compromete a seguir as diretrizes do franqueador, manter e zelar por sua qualidade e legitimidade.

Como tornar minha franquia internacional?

Se por um lado, consolidar a marca transformando-a em franquia já não é algo fácil, torná-la internacional é muito mais difícil. Isso porque, o empresário encontra barreiras muito mais complexas de se atravessar, coisa que no país de origem não há, como por exemplo:

  • Idioma – negociar, entender os custos, impostos aplicados em outro país e idioma podem ser mais difíceis do que se imagina;
  • Moeda – a variação do câmbio para outras moedas pode impactar de diversas formas o faturamento do seu negócio;
  • Investidores – o franqueado tem que estar disposto e se comprometer a seguir o modelo de negócio criado, pois o sucesso da franquia está em se manter fiel a marca;
  • Logística – pode vir a ser um impedimento se a matéria-prima para a produção da franquia for originária apenas de um país ou de uma determinada localidade.

Vantagens de se tornar uma franquia internacional

Mesmo com tantas dificuldades, quem ultrapassa esta barreira colhe benefícios, como:

  • Ganhos em moedas estrangeiras;
  • Aumento de capital;
  • Expansão da marca;
  • Marketing global;
  • Aumento das unidades;
  • Novos negócios;
  • Benefícios de outros países;
  • Proteção financeira pela legislação do país.

Franquias internacionais

Antes de tudo, saiba que, com o franqueado cuidando da gestão das novas unidades e fazendo seus investimentos de maneira autônoma, o potencial de ganho tende a aumentar. 

Sendo assim, veja o passo a passo para transformar sua franquia em um negócio internacional:

Estude o mercado e se planeje

Analise se é possível executar o seu projeto no local escolhido. Dessa forma, pesquise se há concorrência, qual o nível de consumo da população em geral, quais são as regras aplicadas ao país e, além disso, quais os custos operacionais, tanto da expansão quanto do dia a dia em si.

Além disso, o ambiente político, a taxa cambial e a imagem da empresa no cenário internacional devem ser olhados com atenção, para que o processo alcance êxito.

Forme uma equipe de consultores e advogados para te auxiliar nessa análise.

Promova o negócio de acordo com a exigência do país

Conquistar o público deve ser sua missão nesse processo, por isso, faça adaptações para que seu negócio possa funcionar dentro da lei dos outros países. Porém, de nada vai adiantar se não houver clientela para o seu produto.

Por isso, a divulgação deve estar entre os principais passos do projeto, para que a empresa surja com um potencial de ganho pré-definido.

Escolha uma modalidade de franquia para levar ao exterior

Existem 4 maneiras diferentes de se oferecer sua franquia, são elas:

  • Primeiramente, o Master Franqueado, que concede ao franqueado o direito de franquear outras unidades em sua localidade;
  • Em segundo lugar, o desenvolvedor de área: O franqueado se responsabiliza por desenvolver o negócio na região, podendo ser por unidades próprias ou terceiros;
  • Sub-franquias, em que o franqueado adquire o direito de ter outros franqueados e, assim, se responsabiliza pela transferência do know how e o suporte; 
  • Por fim, um representante de área, onde o franqueado fiscaliza determinada região.

Exemplos de franquias internacionais famosas

Com certeza você deve conhecer diversas franquias internacionais, apenas não está associando o nome à pessoa… Brincadeiras à parte, confira alguns exemplos de franquias que se tornaram sucesso mundial:

  • Burger King
  • Subway
  • Localiza
  • CVC
  • McDonald’s
  • Habib’s
  • Havaianas
  • Hering

Por fim, esperamos que esse artigo te ajude a entender um pouco mais sobre franquias internacionais. Além disso, queremos que essas informações contribuam na expansão de seus negócios pelo mundo com mais segurança e de forma rentável!

Em caso de dúvidas, lembre sempre de consultar esse artigo novamente! Boa sorte nos negócios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.