Você sabia que pode reduzir os custos dos remédios comprando em uma farmácia de manipulação? Este é o diferencial entre uma farmácia de manipulação e uma farmácia convencional. Por isso que hoje, nós vamos indicar por que investir em uma franquia de medicamentos manipulados.
O negócio de medicamentos manipulados está abrindo o seu espaço no mercado, pois se diferencia das outras farmácias por produzir artesanalmente os remédios, trabalhando com fórmulas personalizadas e atendendo às especificidades de cada cliente.
Quais são as vantagens de comprar um medicamento manipulado?
Entre as vantagens de se comprar um medicamento manipulado tem-se:
- Produção de medicamentos personalizados atendendo as necessidades do paciente;
- Produção diferenciada para cada necessidade, o que facilita um melhor ajuste no tratamento;
- São mais econômicos;
- Preservam o meio ambiente, evitando o desperdício e o descarte de resíduos contaminantes;
- Atende as necessidades de falta de medicamentos nas farmácias convencionais.
Por que investir em uma franquia de medicamentos manipulados?
Sabe-se que investir numa franquia de medicamentos manipulados requer conhecimento por parte do franqueado, no que se refere à manipulação. Assim, é recomendado que o interessado em abrir o negócio seja um farmacêutico graduado, ou que tenha alguém do ramo entre os colaboradores.
Sabemos que a atuação da franquia de medicamentos manipulados está na preparação de fórmulas padronizadas que são reconhecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa forma, são utilizados os mesmos princípios ativos, mas podem ser produzidos de maneira personalizada.
Entre as razões para investir em uma franquia de medicamentos manipulados tem-se:
Oferece qualidade e segurança atendendo os padrões de qualidade
Os medicamentos manipulados são produzidos com alto padrão de qualidade e segurança, com atendimento às características de cada cliente. Além disso, o investimento em capacitações para os colaboradores é constante, de forma a atender as normas legais existentes no ramo.
A franqueadora é responsável pela análise das matérias-primas recebidas, para garantir a qualidade e a eficiência dos princípios ativos no organismo humano.
Possui uma grande variedade de possibilidades de manipulações
Em atendimento às necessidades dos pacientes, os medicamentos manipulados podem ser produzidos de diferentes formas, como: xaropes, comprimidos, sachês, shakes, loções, pomadas. Sendo assim, realiza um atendimento personalizado para o cliente.
Apresenta redução no custo dos medicamentos
Há uma grande variação de preços entre medicamentos vendidos nas farmácias convencionais. Isso se deve, principalmente, à diferença de preços dos laboratórios farmacêuticos, bem como da inserção dos medicamentos genéricos.
Muitas vezes, nos preços sugeridos pelos laboratórios, estão embutidos os custos da marca, o que encarece muito o produto.
Mesmo assim, normalmente os preços dos remédios manipulados são em torno de 30% mais baratos, pois são prescritos, preparados na quantidade necessária e na dosagem exata em atendimento personalizado às necessidades do paciente.
Além disso, não haverá sobra de medicamentos e o consumidor pagará somente por aquilo que precisa utilizar.
Ocorre a preservação do meio ambiente
A questão do meio ambiente preservado está na não existência de sobras de medicamentos, evitando o desperdício e o descarte incorreto.
Além disso, normalmente os medicamentos industrializados são embalados em blisters e depois acondicionados em caixas de papel, além de possuir uma bula imensa, o que não acontece com os medicamentos manipulados.
A saber, cerca de 89% da população nem lê as bulas de medicamentos por dois motivos principais: letras muito pequenas, conteúdo extenso e também o fato de não entender a linguagem técnica.
Ocorre a busca da excelência na qualidade de atendimento
Uma farmácia de medicamentos manipulados costuma ter objetivos que vão além da fabricação e comercialização dos medicamentos. Ela busca a excelência na qualidade de atendimento aos clientes, tendo o cuidado de orientar adequadamente o uso do medicamento, esclarecendo possíveis dúvidas, buscando assim, a satisfação do consumidor.
Sabendo disso e considerando as vantagens dadas, as franquias de medicamentos manipulados são bastante lucrativas.
Assim, vale a pena investir em uma franquia de medicamentos manipulados?
A resposta é: sim. Isso porque, as franquias de medicamentos manipulados funcionam a partir de grandes redes que desejam expandir os seus negócios. Por isso, o franqueado tem a possibilidade de não começar do zero e estabelecer a sua marca.
A franquia oferece a sua marca para que o interessado faça a diferença no mercado em que atua e, principalmente, evita ter que passar por toda a burocracia existente para abrir uma farmácia.
Por fim, depois de tudo o que foi exposto neste artigo, acredita-se que você, leitor, vai saber exatamente qual é a atividade desenvolvida nas franquias de medicamentos manipulados e as razões pelas quais deve investir no negócio!
Aposte neste ramo e inicie seu empreendimento!