O setor de franchising, de modo geral, conta com um bom percentual de segurança e possui uma garantia de retorno impressionante até para especialistas. Com as franquias de eventos, entretanto, os questionamentos sobre se seria seguro investir começaram a aparecer fortemente e com frequência.
Isso porque, esse segmento foi o primeiro a ser afetado pela pandemia da COVID-19, por ser um negócio que gera grandes aglomerações de pessoas mesmo em espaços pequenos e apertados. Logo, ele acabou sendo o último a voltar com suas atividades habituais depois da flexibilização do isolamento social.
Confira se as franquias de eventos são seguras de investir
Nesse sentido, a sensação de receio realmente é legítima, principalmente por conta do medo dos prejuízos. De fato, em 2019, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), o ramo obteve um saldo positivo de R$ 270 bilhões, valor que caiu em 33% após o início da pandemia.
Entretanto, as perspectivas para os próximos anos são altamente promissoras, já sendo considerado seguro investir em franquias de eventos atualmente. Isso porque, segundo especialistas da própria ABRAPE, a projeção para 2022 é que sejam realizadas quase 600 mil festividades ao longo do ano, o que está se confirmando numericamente até o atual mês de junho.
As novas gerações
Um grande equívoco da maior parte das pessoas é achar que a geração Z não é adepta às comemorações presenciais e que descartam totalmente essa possibilidade. Entretanto, isso não é verdade, pois é sabido que 83% dessa população considera a participação em eventos uma necessidade básica para a própria vida.
Além disso, via de regra, o acesso a esses entretenimentos ocorre em grupo, o que intensifica a venda de ingressos e a rentabilidade de qualquer negócio do ramo. A realidade é que as experiências virtuais são apenas um modo de refúgio, não substituindo essa demanda por contato de todo ser humano.
Assim, as novas gerações irão garantir o quanto é seguro investir em franquias de eventos, principalmente porque elas foram o primeiro grupo a abandonar o isolamento após a vacinação e ir em busca de momentos em shows e festas.
Histórico do ramo
Nesse cenário, ainda se conta com o histórico positivo que o setor de eventos carrega, já que tanto aqueles de grande quanto os de pequeno porte costumam fazer sucesso, dependendo da localidade. Assim, esse setor é tido como muito potente dentro do mercado, mesmo com os prejuízos recentes.
Como evidência de que é seguro investir em franquias de eventos, temos que, sendo a ABRAPE, o ramo possui uma movimentação financeira maior que R$ 1 trilhão por ano em suas transações bancárias. Ainda, o próprio Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro conta com um percentual de 4,32% apenas desse setor.
Versatilidade
Ainda, umas das suas grandes vantagens é o seu caráter versátil, pois abrange diversas possibilidades de atuação e, principalmente, de localidade. Nesse sentido, todos sabem que é possível construir um evento em praticamente qualquer lugar, bastando apenas organizar uma mínima estrutura.
As celebrações podem ser inúmeras, como por exemplo, shows, casamentos, festas de aniversários e formaturas. Esta última, sendo uma das mais promissoras da atualidade, principalmente o aumento da quantidade de jovens ingressando no ensino superior.
Assim, se mostra seguro investir em franquias de eventos. Isso porque, a tendência de crescimento está se fortificando a cada mês do ano. Normalmente, ainda existem aqueles contratos a longo prazo, que geram alto faturamento, principalmente por contar com recebimentos antecipados.
Feiras de exposições
Um tópico merecido de estar separado, pois esses tipos de eventos foram um dos primeiros a retornarem após a flexibilização do isolamento social. Segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, mais de 700 feiras de exposições podem ocorrer em 2022.
Com isso, se espera que o ramo se potencialize ainda mais. Afinal, a maioria costuma ocorrer em lugares abertos e espaçosos. Assim, os participantes podem circular um pouco mais afastados, mesmo que aglomerados em um único ambiente.
No entanto, o que mais anima os empreendedores são as perspectivas de faturamento. Isso porque, se prevê a movimentação de milhões apenas com esses modelos de festividade. Dessa maneira, é visto como seguro investir em franquias de eventos.
Por fim, investir no setor de eventos ao abrir uma franquia pode ser, sim, uma boa ideia. Então pode apostar nele para iniciar um novo empreendimento, afinal as festividades voltaram! Aproveite o bom momento para planejar e começar seu negócio e volte neste post sempre que achar necessário relembrar todas essas informações super importantes!