Qual é a média de um SCORE BOM? Veja como AUMENTAR a sua pontuação

O score é uma ferramenta utilizada pelo mercado de crédito para medir o quanto o consumidor é um bom pagador. Para isso, utiliza todo o seu histórico financeiro e dados de consumo.

Ter um score positivo pode trazer muitos benefícios ao consumidor. A princípio, ele terá uma excelente recomendação financeira. Isso significa que ficará mais fácil conseguir crédito no mercado, seja para aquisição de empréstimos ou financiamentos.

O score é baseado em uma pontuação. Assim, para saber como ter uma média boa é fundamental compreender como ele funciona na prática. A seguir, conheça mais sobre o funcionamento dessa ferramenta e veja como ela pode impactar a sua vida!

Como funciona o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação baseada nos hábitos de consumo e pagamento dos brasileiros. Ela é administrada por órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Todo brasileiro que inicia a sua vida financeira, como ter conta em bancos, realizar compras ou solicitar empréstimos, possui uma pontuação score.

Para formar a pontuação de cada indivíduo, são considerados aspectos como:

  • Se ele paga as contas em dia;
  • Se ele solicita empréstimo com frequência;
  • Se possui dívidas pendentes;
  • Relacionamento com instituições financeiras.

Em suma, a pontuação revela a capacidade do consumidor de honrar com os seus compromissos. Por isso, quanto maior for a pontuação, maior será a probabilidade dele pagar uma dívida. Dessa forma, os bancos e instituições financeiras costumam liberar uma maior margem de crédito para quem possui as melhores pontuações.

Qual é a média de um bom score?

A pontuação score varia entre 0 e 1.000. Quanto mais próximo de 1.000 o consumidor estiver, melhor é a sua indicação de bom pagador. Nesse sentido, a Serasa utiliza uma tabela que indica qual é a média de um score bom. Confira:

  • Ruim: até 300 pontos;
  • Regular: entre 301 e 500 pontos;
  • Bom: entre 501 e 700 pontos;
  • Muito bom: entre 701 e 1.000 pontos.

De acordo com a tabela, é possível concluir que, a partir de 501 já se pode considerar o score bom. No entanto, o cenário ideal é que o consumidor se mantenha na faixa acima de 700 pontos.

Isso porque as instituições podem criar o seu próprio critério de classificação. Assim, o que é bom para uma, pode não ser tão bom para outra em concessão de crédito.

Vantagens em ter um bom score

Manter um score positivo traz várias vantagens para o consumidor. Em primeiro lugar, ele consegue melhores taxas e condições de pagamento na obtenção de produtos financeiros. Além disso, também poderá contar com mais possibilidades na negociação de dívidas.

Ademais, o consumidor com uma pontuação positiva tem mais facilidade na obtenção de financiamentos, empréstimos e cartão de crédito.

Como aumentar o score?

Cabe destacar que não existe apenas uma ação pontual que fará com que o score aumente de forma rápida. O motivo é que ele é formado com base nas informações da vida financeira do consumidor.

No entanto, existem algumas dicas que, com certeza, irá fazer o score aumentar se forem colocadas em prática. Confira:

  • Pague as contas em dia: O atraso no pagamento de contas é o principal motivo para a diminuição na pontuação score, de forma que pagar as contas em dia é uma das formas de conseguir as melhores pontuações;
  • Pague e negocie dívidas atrasadas: As dívidas podem virar uma verdadeira “bola de neve”. Além disso, também faz com que o score se mantenha baixo. Se não for possível pagar por completo, negociar é a solução;
  • Faça um orçamento: ter um orçamento é o primeiro passo para a organização financeira. Através dele é possível prever todas as suas entradas, bem como se preparar para situações adversas;
  • Cuidado com a solicitação de crédito: É necessário cautela ao solicitar crédito no mercado financeiro. Isso porque fazer várias simulações e várias solicitações seguidas pode indicar a necessidade urgente de dinheiro. E isso, para as instituições, pode indicar uma alta possibilidade de inadimplência.

A pontuação score é uma construção, pois reflete os hábitos de consumo de um indivíduo. Por isso, para ter um score bom é fundamental cuidar da sua saúde financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.