FNDE produz documentos para explicar o Novo Fundeb - Notícias Concursos

FNDE produz documentos para explicar o Novo Fundeb

Em dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Desse modo, após a regulamentação, o novo Fundeb entrou em vigor em janeiro deste ano.

Instituído por meio da Emenda nº 108, de 27 de agosto de 2020 e regulamentado pela Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, o Fundeb é um Fundo especial de natureza contábil voltado para a educação, sendo o principal mecanismo de financiamento da educação básica. Assim, o Fundeb é fonte de recursos para creches, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos.

Com a aprovação do novo Fundo, foram aprovadas também diversas mudanças e há pontos distintos dos estabelecidos em 2007, quando o Fundeb foi criado. Após essa nova Lei de 2020, por exemplo, o Fundo se torna permanente.

De acordo com o MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está diretamente envolvido na operacionalização do Fundeb. Assim, segundo a Assessoria de Comunicação Social do MEC, o FNDE é responsável por dar apoio técnico aos estados e DF, municípios, conselhos e instâncias de controle acerca do novo Fundeb.

Nesse mesmo sentido, o FNDE deve “realizar capacitação dos membros dos conselhos; divulgar orientações e dados; monitorar a aplicação de recursos; e realizar estudos técnicos com vistas ao valor referencial anual por estudante que assegure a qualidade do ensino”.

MEC e FNDE lançam cartilha

Diante disso, o MEC e o FNDE produziram materiais que explicam as novas regras do Fundeb. Assim, estão disponíveis para o público uma cartilha, um manual e um caderno de perguntas e respostas. O objetivo é orientar gestores e técnicos, conselheiros de controle social e demais profissionais da área da educação quanto ao novo Fundo. 

De acordo com a assessoria do MEC, o objetivo de produção da cartilha foi de aproximar gestores e anunciar, de forma didática, as grandes mudanças sancionadas por meio da Lei nº14.113/2020. Assim, os gestores poderão entender melhor as mudanças por meio desse material que já está disponível página do FNDE. Clique aqui para acessar.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia: MEC prorroga período de inscrição do SiSU 2021 até dia 14 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?