Neste ano de 2021, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu cerca de R$ 4.2 bilhões para o pagamento da alimentação escolar. Os recursos foram enviados a municípios, estados e ao Distrito Federal.
O FNDE pagou ainda uma parcela extra do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para auxiliar as escolas com a merenda escolar durante o período da pandemia de covid-19. De acordo com a autarquia, os valores transferidos para cada entidade estão disponíveis para consulta no Portal do FNDE.
O presidente do FNDE, Marcelo Ponte, afirmou que o pagamento da última parcela foi feita na última semana. No total, a autarquia transferiu R$ 354 milhões. “Foi uma forma de reforçar o apoio financeiro aos entes federativos e assegurar a alimentação dos estudantes”, afirmou Ponte em nota.
Como funciona o Pnae?
O Pnae tem como objetivo fornecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. De acordo com o FNDE, o programa atende mais de 40 milhões de estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino de todo país.
O programa está presente nos 5.568 municípios, nos 26 estados federados e no Distrito Federal. Conforme os critérios do Pnae, no mínimo 30% dos valores devem ser destinados para a compra de produtos da agricultura familiar, para ampliar o desenvolvimento local das comunidades e dos próprios municípios.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFRJ irá ofertar mais de 9 mil vagas para as duas edições do SiSU de 2022.