Física: 5 dicas para estudar e dominar a matéria

A física é uma matéria que deixa muitos estudantes de ‘cabelo em pé’. Uma das razões é que a disciplina inclui problemas matemáticos complexos.

No entanto, é uma ciência natural fascinante que tem contribuído muito para nos ajudar a compreender o mundo, assim como a nos desenvolver tecnologicamente.

Além disso, não dá para fugir dela, pois é cobrada em vestibulares, no ENEM e até mesmo em alguns concursos públicos.

Trouxemos algumas dicas principais para ajudá-lo a estudar física sem muito medo e obter bons resultados nas provas.

1. Domine o básico

A física é baseada em uma série de teorias centrais das quais todo o resto se desenvolve. Portanto, é muito provável que os problemas que você terá de resolver no exame sejam baseados nesses conceitos básicos ou em uma variação deles.

Consequentemente, em vez de tentar memorizar problemas complexos, é aconselhável assimilar os conceitos e teorias básicas que o ajudarão a compreender os princípios subjacentes e a conexão entre os diferentes assuntos.

2. Fortaleça suas habilidades matemáticas

Como já foi mencionado, se você está estudando física, verá que ela incorpora muitos elementos matemáticos. Isso significa que você dominaria facilmente esse assunto se fosse especialista em lidar com várias fórmulas e problemas.

Revise ou estude matemática junto com as matérias de física e isso o ajudará a melhorar seu manejo das fórmulas e conceitos.

3. Simplifique

Tente simplificar a situação tanto quanto possível. O problema de física que você está lendo pode parecer difícil de resolver no início, mas dê uma outra olhada e comece a analisá-lo e você perceberá que é mais fácil do que você pensava. É importante manter a calma e tentar trazer o problema para uma situação com a qual você esteja familiarizado , simplificando-o em sua mente.

4. Faça desenhos

Uma ótima maneira de implementar o ponto acima é por meio de desenhos ou gráficos. Já discutimos os benefícios dos mapas mentais, mas os desenhos também podem ser essenciais para entender e estudar física.

5. Use flashcards para estudar

Anote as novas palavras, unidades de medida, princípios gerais e outros conceitos que surgirem. Isso o ajudará a seguir o fio da teoria e fortalecer as novas informações que terão consequências positivas quando confrontados com a resolução de problemas.

Leia mais sobre isso – Flashcards: Como usar cartões de revisão para estudar

Essas cinco técnicas podem ajudar estudantes de física de todos os níveis, especialmente quando usadas todas juntas.

Porém, lembre-se que cada pessoa tem sua própria maneira de aprender e assimilar conhecimentos. Portanto, experimente diferentes maneiras para descobrir qual delas mais se adapta a você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.