O empréstimo consignado do INSS é uma das modalidades mais procuradas pelos aposentados e pensionistas do Brasil. No entanto, assim como o empréstimo do saque-aniversário do FGTS, a linha de crédito do Instituto Nacional do Seguro Social pode estar em risco.
Recentemente, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, manifestou o desejo de acabar com as modalidades de empréstimo que usam como garantia os recursos do FGTS. Isso gerou preocupação entre os aposentados e pensionistas, que dependem do consignado do INSS para honrar seus compromissos financeiros.
O que é o consignado do INSS?
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito que usa como garantia a a quantia do benefício previdenciário do segurado. Nesse tipo de linha de crédito, o desconto das parcelas é feito diretamente do benefício do aposentado ou pensionista, o que reduz os riscos para os bancos e permite que eles ofereçam juros mais baixos.
De acordo com dados da Previdência Social, em 2021, o consignado do INSS representou cerca de 10% do total de empréstimos concedidos no Brasil.
Empréstimo consignado do INSS pode chegar ao FIM?
Até o momento, não há nenhuma informação oficial que afete o consignado do INSS pelas mudanças propostas pelo governo em relação ao consignado do saque-aniversário do FGTS. No entanto, a preocupação entre os aposentados e pensionistas é compreensível, já que ambas as modalidades de empréstimo usam como garantia recursos previdenciários.
Leia mais: Caixa emite comunicado IMPORTANTE para seus clientes; Veja o que foi dito!
Além disso, é importante lembrar que o consignado do INSS já passou por mudanças nos últimos anos. Em 2020, por exemplo, o Governo Federal suspendeu temporariamente as novas contratações do consignado para proteger os recursos dos aposentados e pensionistas durante a pandemia de Covid-19. A medida foi necessária para evitar que os idosos se endividassem ainda mais em um momento de crise.
Quais são as alternativas para o consignado do INSS?
Caso o consignado do INSS passe pelas mudanças propostas pelo governo, os aposentados e pensionistas ainda terão outras opções de crédito disponíveis. Uma alternativa é o empréstimo pessoal, que não exige garantias e qualquer pessoa pode contratar, desde que ela tenha uma renda comprovada.
Outra opção é o empréstimo com garantia de imóvel, que pode ser uma boa alternativa para quem precisa de valores mais altos e tem um imóvel próprio. Nessa modalidade, o imóvel vira garantia do empréstimo, o que reduz os riscos para os bancos e permite que eles ofereçam juros mais baixos.
Futuro do consignado do INSS
A preocupação em relação ao futuro do consignado do INSS é compreensível, especialmente em um momento em que a economia do país está instável e muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras.
No entanto, é importante destacar que até o momento não há nenhuma informação oficial de que o consignado do INSS sofrerá mudanças propostas pelo governo em relação ao consignado do saque-aniversário do FGTS.