Filosofia no ENEM: tópicos mais cobrados
O ENEM é um exame que se destaca pelas suas questões de filosofia. Isso porque, enquanto na maioria dos vestibulares e provas em geral as questões dessa matéria costumam ser interpretativas, as perguntas de filosofia do Exame Nacional do Ensino Médio costumam ser conteudistas e muito complexas.
As questões de filosofia poderão ser encontradas no primeiro dia de ENEM, dentro das 45 questões de Ciências Humanas. Assim, o aluno poderá encontrar de 5 a 8 questões dessa matéria na prova.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com os tópicos de filosofia mais cobrados na prova do ENEM. Vamos ver, a seguir, quais são eles.
Filosofia no ENEM: dicas
A prova de filosofia do ENEM possui um diferencial em relação às provas de outras matérias dentro desse exame. Isso porque, as questões de filosofia costumam ser muito conteudistas, testando a habilidade que o aluno possui de reconhecer determinadas correntes filosóficas, determinados filósofos, agrupar os pensadores em seus contextos e realizar relações entre as ideias.
Assim, as questões de filosofia, por mais que sejam acompanhadas por um pequeno texto, normalmente exigem que o aluno possua um bom conhecimento do assunto. Dessa maneira, não podemos afirmar que somente interpretar o texto dado será suficiente para encontrar a resposta e resolver a pergunta.
Além disso, devemos destacar que a prova de filosofia do ENEM costuma dividir o conteúdo em quatro grandes áreas. São elas: antiga, medieval, moderna e contemporânea. É importante que você saiba reconhecer os principais pensadores de cada um dos quatro grupos dentro de seus respectivos contextos históricos.
Filosofia no ENEM: aquilo que mais cai
É muito importante que você coloque as dicas dadas em prática. Agora, vamos descobrir quais são os tópicos mais abordados pelas questões de filosofia do ENEM.
- Filosofia Antiga: a filosofia antiga é um dos assuntos mais abordados pela prova de filosofia do ENEM. Dentro dessa corrente filosófica que se inicia com Tales de Mileto, podemos destacar o pensador Aristóteles e a chamada Escola Helenística.
- Filosofia Moderna: dentro da filosofia moderna podemos destacar os pensadores que fizeram parte do Iluminismo. Em especial, a prova do ENEM aborda com muita frequência os ideias de René Descartes, David Hume, John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.
- Sócrates e Platão: os dois pensadores, que pertenceram à Filosofia Antiga, são muito abordados isoladamente em questões. Ainda, a prova do ENEM possui o costume de contrastar o pensamento de um dos dois filósofos com a chamada Escola dos Sofistas.
- Immanuel Kant: Kant é um dos filósofos mais abordados pelas questões do ENEM. O seu pensamento aparece nessas perguntas das mais variadas formas, mas é muito comum que o ENEM avalie o conhecimento do aluno sobre a Revolução Copernicana e a Crítica Kantiana.
- Filosofia Medieval: a filosofia medieval esteve presente em diversas edições da prova do ENEM, principalmente em questões que abordam o pensamento de Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino.
- Escola de Frankfurt: a Escola de Frankfurt representa uma vertente da Filosofia Contemporânea e possui como principais expoentes Theodor Adorno, Jürgen Habermas e Max Horkheimer.