Filosofia: Entenda o que é retórica

Amplamente definida em nosso tempo como a arte da comunicação eficaz, a retórica estudada na Grécia e na Roma antigas (aproximadamente do século V a.C. ao início da Idade Média) tinha como objetivo principal ajudar os cidadãos a defender suas reivindicações em tribunal.

Embora os primeiros professores de retórica, conhecidos como sofistas, fossem criticados por Platão e outros filósofos, o estudo logo se tornou a pedra angular da educação clássica.

As teorias modernas de comunicação oral e escrita permanecem fortemente influenciadas pelos princípios retóricos básicos introduzidos na Grécia antiga por Isócrates e Aristóteles, e em Roma por Cícero e Quintiliano.

Retórica na Grécia Antiga

“A palavra inglesa retórica deriva-se do grego rhetorike, que aparentemente entrou em uso no círculo de Sócrates no século V e aparece pela primeira vez no diálogo Górgias de Platão , provavelmente escrito por volta de 385 a.C. Retórica em grego denota especificamente a arte cívica de falar em público conforme se desenvolvia em assembleias deliberativas, tribunais e outras ocasiões formais sob o governo constitucional nas cidades gregas, especialmente a democracia ateniense.

Platão

Aluno (ou pelo menos um associado) do grande filósofo ateniense Sócrates, Platão expressou seu desdém pela falsa retórica em Górgias, uma das primeiras obras. Em uma obra muito posterior, Fedro, ele desenvolveu uma retórica filosófica, que exigia o estudo das almas dos seres humanos para descobrir a verdade.

“[Retórica] parece-me então … ser uma busca que não é uma questão de arte, mas mostrando um espírito astuto e galante que tem uma inclinação natural para lidar astutamente com a humanidade, e eu resumo sua substância no nome bajulação … Bem, agora você ouviu o que eu declaro ser a retórica – a contrapartida da culinária na alma, agindo aqui como age no corpo. ” (Platão).

Aristóteles

O aluno mais famoso de Platão, Aristóteles, foi o primeiro a desenvolver uma teoria completa da retórica. Em suas notas de aula (conhecidas por nós como Retórica), Aristóteles desenvolveu princípios de argumentação que permanecem extremamente influentes hoje.

“Que a retórica [seja definida como] uma habilidade, em cada caso [particular], de ver os meios de persuasão disponíveis. Esta não é a função de nenhuma outra arte; pois cada uma das outras é instrutiva e persuasiva sobre seu próprio assunto.” (Aristóteles)

Leia também – Filosofia: Conheça os pilares da teoria do conhecimento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.