3 filmes que retratam a luta de classes

A luta de classes existe desde a Idade Média e envolve a classe trabalhadora e a burguesia no contexto da sociedade capitalista. 

Desse modo, a luta de classes pode ser compreendida como um fenômeno social de tensão que existe entre seres humanos de diferentes classes sociais. 

A luta de classes está presente nos quatro cantos do mundo e é uma peça fundamental para entender fenômenos como a desigualdade social, miséria, falta de oportunidade, entre outras causas. 

O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto. 

Ademais, para os vestibulandos é uma maneira alternativa de estudo para a preparação para as provas, acompanhe as dicas!

Dicas de filmes que retratam a luta de classes

Veja abaixo a lista com filmes que abordam a luta de classes:

Parasita (2019)

O longa conta a história de uma família extremamente pobre que vive em situações precárias. No entanto, um dos membros da família começa a trabalhar para uma família de classe alta estruturada financeiramente, como professor de inglês. 

Daí em diante, ele busca empregar seus pais e irmã na casa luxuosa, escondendo algumas informações. O longa busca retratar a relação entre dominadores e dominados, tal qual as consequências e realidades distintas impostas pelo sistema capitalista na sociedade. 

Expresso do Amanhã (2013) 

O filme busca explorar uma nova temática sobre a luta de classes. Na obra, um experimento climático acaba matando quase todas as pessoas da Terra. 

Contudo, alguns sobreviventes buscam abrigo em um trem que circula pelo globo. Vivendo sob a ótica de uma nova sociedade, uma nova classe social começa a surgir dentro do expresso, gerando diversos conflitos e reflexões sobre o sistema que o planeta vive. 

As Golpistas (2019) 

O longa conta a história de um grupo de strippers que vivem em condições modestas em uma boate. Sem ter condições financeiras de sustentar a si mesmas e suas famílias, as garotas começam a criar um plano estratégico para ganhar dinheiro de forma ilegal. 

Ademais, o filme busca entrar em um embate moral entre os fins e os meios, e como alguns indivíduos pertencentes a determinadas classes sociais, se submetem a condutas questionáveis para conseguirem ter condições de sobreviver em melhores situações. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre luta de classes?

Não deixe de ler também – Atualidades: Fatores determinantes para a desigualdade social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.