Filmes inspirados em clássicos literários

Na hora do vestibular é fundamental ter um bom repertório intelectual para desenvolver bem as ideias e argumentos. Nesse sentido, assistir filmes pode ser uma boa alternativa para quem deseja aprender de modo interativo.

Além disso, algumas instituições de ensino fazem referências a essas adaptações cinematográficas em suas questões de prova. Desse modo, preparamos uma lista com alguns filmes criados a partir de obras clássicas da literatura.

O Cortiço

Essa obra famosa da literatura nacional foi levada para as telinhas em meados do século XX. A partir do texto original foram feitos dois filmes. A primeira versão data de 1945, enquanto a segunda foi um remake do ano de 1978. Ainda assim, ambas as versões têm o enredo se mantém fiel ao narrado por Aluísio Azevedo, e têm como pano de fundo a vida dos pobres moradores cariocas no século XIX.

Lisbela e o Prisioneiro

Em 2003, o renomado diretor Guel Arraes adaptou o romance escrito por Osman Lins no auge da Ditadura Militar, em 1964. A peça narra a paixão entre o casal Leléu e Lisbela, filha do tenente da cidade e prometida a outro rapaz. A trama apresenta o melhor do cinema brasileiro e traz referências estéticas inspiradas no cinema hollywoodiano.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

A obra realista de Machado de Assis foi lançada como filme em 2001, pelo diretor e roteirista André Klotzel. A produção é uma comédia, interpretada pelo ator Reginaldo Farias, que vive o irreverente personagem Brás Cubas. Após a sua morte, ele decide narrar as aventuras e acontecimentos marcantes de sua vida. 

Gostou das dicas de filmes? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.