Fies 2023/1: MEC prorroga prazo para convocação da chamada da Lista de Espera

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período para as chamadas da Lista de Espera do 1º processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023. Com a prorrogação, as convocações para a lista de espera serão feitas até o dia 2 de junho de 2023.

As convocações da lista de espera acontecem diariamente. Caso os candidatos não pré-selecionados não complementem as informações, as vagas retornam para o sistema para a seleção de novos candidatos. Nesse sentido, conforme o edital, um candidato é pré-selecionado para a lista de espera quando a vaga que foi destinada para outro candidato, em convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada anteriormente.

Somente os candidatos que se cadastraram no Fies no período regular de inscrição, mas não foram pré-selecionados nas chamadas regulares participam da lista de espera.

Complementação da inscrição

De acordo com as regras do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera terão três dias após a sua pré-seleção para complementar a inscrição no site do Fies. A lista de documentos necessários para a complementação da inscrição está disponível no edital do Fies. Os estudantes que não comprovarem as informações nesse prazo perderão o direito ao financiamento.

O edital estabelece ainda que, após comprovar as informações dadas no momento da inscrição, o estudante selecionado na lista de espera deverá fazer a validação dos seus documentos.

A validação das informações deve ser feita em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino. De acordo com o edital, para realizar essa validação, os estudantes devem realizar a entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida.

É necessário também validar as informações em um agente financeiro no prazo de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.

Sobre o programa

O Fies é um programa de financiamento estudantil promovido pelo Governo Federal através do MEC. O Fies promove o ingresso de estudantes de baixa renda em cursos de graduação ofertados por instituições de ensino superior privadas.

Desse modo, através do programa os estudantes obtêm um financiamento estudantil para custearem os estudos em instituições privadas de ensino superior. Após a conclusão do curso, os estudantes devem quitar o “empréstimo”, em parcelas proporcionais à sua renda.

A seleção dos candidatos leva em conta critérios de renda e também o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fies 2023/1

Conforme dados do MEC, essa 1ª edição do Fies 2023 recebeu 205.177 inscrições. Os dados da pasta apontam ainda que a oferta total de financiamentos para essa edição do programa é de 67.301 oportunidades para 1.389 instituições particulares de ensino superior de todo o Brasil.

Puderam se inscrever no Fies 2023/1 os estudantes que participaram de uma das edições do Enem ocorridas entre os anos de 2010 a 2022. A nota mínima exigida para participar do processo seletivo é de, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas do Enem. Além disso, o candidato não pode ter zerado a nota da prova de redação.

Além disso, somente podem concorrer ao financiamento, estudantes que têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimo per capita.

Além das notas do Enem e do critério de renda, a classificação dos inscritos no Fies considera uma ordem de prioridade para a concessão dos financiamentos que leva em consideração a não participação em edição anterior do Fies e o ingresso anterior em cursos de graduação.

As oportunidades ofertadas no Fies 2023/1 não preenchidas poderão ser ofertadas no 2º processo seletivo do programa deste ano.

Acesse o site do Fies para mais detalhes.

Leia também IFS abre o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023/2 para cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.