FGTS bloqueado? Saiba o que fazer para liberar o dinheiro da conta
Veja os motivos que levam ao bloqueio do FGTS e o que fazer para liberar o dinheiro disponível
Ao tentar acessar os recursos do Fundo de Garantia, o trabalhador pode se deparar com o FGTS bloqueado. Essa é uma situação que pode acontecer com milhões de pessoas no Brasil.
Isso porque, atualmente, existem diversas modalidades que permitem o acesso ao saque do valor total disponível. Por outro lado, algumas opções podem ocasionar o bloqueio do montante.
Motivos para o FGTS bloqueado
Recentemente, milhões de trabalhadores relataram que tiveram o Fundo de Garantia bloqueado. Nessa ocasião, a Caixa Econômica Federal declarou que esse acontecimento se deu durante uma atualização da plataforma FGTS Digital.
Dessa maneira, bastava aguardar o período de atualização do sistema, pois todos os recursos voltariam ao normal e o valor seria desbloqueado.
Contudo, existem ainda outros motivos que podem levar ao bloqueio do montante e o trabalhador precisa ficar atento para não perder o direito de saque do FGTS.
Saque aniversário pode bloquear o Fundo de Garantia
O saque aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo disponível nas contas do FGTS. Assim, ele passa a receber todos os anos, no mês do seu aniversário.
No entanto, é necessário ficar atento, pois esta modalidade pode bloquear o Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa.
Isso acontece porque, ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador abre mão do saque rescisão, que é a modalidade padrão de saque do FGTS na demissão sem justa causa.
Em segundo lugar, também pode haver o bloqueio do FGTS em caso de antecipação do saque aniversário.
A antecipação do saque aniversário é uma modalidade de empréstimo que oferece os saques anuais como garantia. Assim, o saque anual será dado como pagamento das parcelas.
Nesse sentido, o trabalhador fica impossibilitado de acessar os recursos de suas contas até quitar o empréstimo.
FGTS bloqueado após demissão
Além das causas anteriores, outro motivo para o FGTS bloqueado é a demissão por justa causa. Nesse caso, só é possível liberar o valor disponível após 3 anos sem abertura de uma nova conta.
Além disso, outros motivos que podem levar ao bloqueio dos recursos são:
- Pedido de demissão, com bloqueio de 100% do saldo disponível;
- Decisão judicial para pagamento de pensão alimentícia, com bloqueio de 50% do saldo disponível.
Como desbloquear do FGTS?
O trabalhador pode desbloquear o saldo do seu FGTS de acordo com o motivo que levou ao bloqueio. Confira as opções:
- Cancelar o saque aniversário: após a solicitação, o trabalhador deverá esperar 2 anos ate a liberação do saldo disponível;
- Pagamento da antecipação do saque aniversário: o trabalhador pode quitar o empréstimo que bloqueia o saldo do FGTS. Assim, poderá voltar a receber os valores anuais normalmente;
- Demissão por justa causa: o trabalhador deverá aguardar 3 anos sem uma nova conta ativa para liberar os recursos;
- Pedido de demissão: assim como no caso anterior, também é preciso aguardar 3 anos para a liberação do FGTS;
- Decisão judicial para pagamento de pensão alimentícia: nesse caso, a única alternativa é pagar a pensão alimentícia devida para ter o saldo total do FGTS liberado.
Como consultar o saldo do Fundo de Garantia?
Fazer a consulta do FGTS e saber se ele está bloqueado ou não é muito simples e rápido. Para isso, o trabalhador vai precisar apenas do seu celular com acesso a internet. Confira o passo a passo completo:
- Em primeiro lugar, você precisa baixar o aplicativo FGTS no seu celular;
- Depois, entre no app e acesse com o seu CPF e senha. Caso seja o seu primeiro acesso, é possível fazer o cadastro pelo próprio aplicativo;
- Por fim, na tela inicial, você poderá conferir o saldo total do seu Fundo de Garantia. Além disso, também é possível visualizar o saldo de cada conta vinculada.
Com o aplicativo FGTS, o trabalhador tem acesso a diversos serviços relacionados ao seu Fundo de Garantia. Assim, consegue consultar o saldo, aderir ao saque aniversário, conferir os depósitos e solicitar o saque do saldo.