Ferrovias do Brasil: Conheças as principais

Conhecer as principais ferrovias do Brasil tornou-se importante para estudantes que estão se preparando para concursos, vestibulares e Enem

Estima-se que o país possua cerca de 32 mil quilômetros de extensão em vias férreas. No entanto, devido o tamanho do território brasileiro considera-se a malha ferroviária pequena, sobretudo por conta das necessidades de transportes. 

Vale destacar que o transporte rodoviário é o principal transporte brasileiro. Responsável por cerca de 75% da distribuição do país, por isso a greve dos caminhoneiros afetou fortemente o país em 2018. 

Ademais, especialistas em logística afirmam que o Brasil deveria investir em ferrovias, pois elas são mais econômicas e menos poluentes quando comparado com o transporte rodoviário. 

Mesmo tendo uma pequena parcela do transporte brasileiro, as ferrovias possuem uma grande importância na logística brasileira, acompanhe!

Principais ferrovias de carga e passageiros do Brasil

O Brasil é um país que possui um enorme território, contudo, poucas ferrovias, no entanto, podemos destacar como as principais delas:

Ferrovia Nova Transnordestina

Ferrovia em construção e ligará o Porto de Pecém no Ceará ao Porto de Suape em Pernambuco, além disso, passa pelo cerrado do Piauí. Possui cerca de 1.728 km de trilhos. 

Ferrovia Norte-Sul

Também encontra-se em construção. Ademais, ela ligará os estados do Pará e de São Paulo. Contudo, vale destacar que ela possui cerca de 1.200 km finalidos. 

Estrada de Ferro Vitória a Minas

 Possui cerca de 664 km de extensão e liga as cidades de Vitória no Espírito Santo e Belo Horizonte em Minas Gerais. 

Ferrovia do Pantanal

Está em processo de construção e ligará os estados de São Paulo e Mato Grosso de Sul, ao todo terá 734 km de extensão. 

Ferroeste

Essa ferrovia percorre os municípios do Pará, Cascavel e Guarapuava. 

Estrada de Ferro Carajás 

Trata-se da melhor ferrovia para transporte de passageiros do Brasil. A saber, ela faz a ligação entre São Luís no Maranhão e Parauapebas no Pará.
Essa estrada carrega em média cerca de 1.500 pessoas por dia. Além disso, seus trilhos também transportam cargas de minerais oriundas da Serra dos Carajás.
Ao longo de um ano são transportadas ao menos 120 milhões de toneladas de cargas. Posteriormente, os minerais serão levados aos portos da Baía de São Marcos no Maranhão. 

FIOL

Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em fase de construção ligará a Bahia e Mato Grosso, possuirá cerca de 1.527 quilômetros de extensão. 

MRS

Interliga os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, transporta cerca de 20% de produtos exportados pelo Brasil, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico do país. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as principais ferrovias do Brasil?

Não deixe de ler também – Hidrovias: Conheças as principais brasileiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.