De acordo com informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), um mutirão para renegociação de dívidas será realizado no mês de março.
Segundo destaca a divulgação oficial, o processo de mutirão deverá ter início no dia 1º de março e ocorrerá no decorrer do mês, se encerrando no dia 31. Contudo, alterações podem ocorrer quanto à data final do mutirão.
Segundo destaca Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o mutirão é realizado em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB) e a Secretaria Nacional do Consumidor. Além disso, os Procons de todo o Brasil também fazem parte desse projeto para negociações de dívidas.
Dessa forma, o consumidor poderá receber diversas ofertas para pagar suas dívidas com descontos e prazos diferenciados. Contudo, a divulgação destaca que cada banco tem um critério para a realização da proposta. Já que não há um padrão ou uma imposição do Banco Central do Brasil (BCB) quanto às condições dentro do mutirão de negociação.
O mutirão abrange diversos tipos de endividamentos, como cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial e outras modalidades de crédito em atraso. Contudo, é válido ressaltar que não entram no mutirão de negociação financiamentos que possuem bens como garantia. Ou seja, financiamentos que foram adquiridos pelo cliente, no entanto, o cliente deu como garantia à instituição financeira um imóvel, um veículo ou uma motocicleta, por exemplo.
O cliente pode negociar diretamente pelo site consumidor.gov.br, ou ainda, ele pode receber uma proposta diretamente na empresa na qual ocorre o débito. Além disso, o site oficial da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também orienta o consumidor sobre a melhor forma de participar da campanha.
Essa pode ser uma boa oportunidade para o consumidor realizar negociações. Entretanto, é muito importante que tenha cuidado para não realizar pagamentos a golpistas que se utilizam de empresas conhecidas.
Portanto, se receber algum boleto para pagamento ou algum contato através de SMS, WhatsApp ou e-mail, sempre contate a empresa oficial na qual está devendo, através dos canais oficiais do site da empresa, para verificar a veracidade da cobrança, já que existem muitos golpes e fraudes que utilizam essas ações.
O mutirão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pode ser bastante relevante para o consumidor, assim como o site da Serasa, que permite que o consumidor aceite proposta de negociação diretamente no site da Serasa. Sendo assim, são ofertas válidas para quem precisa realizar uma negociação, considerando que os descontos podem ser vantajosos para o consumidor.