Fases do Capitalismo: um resumo
O capitalismo é um sistema político e econômico que vigora, atualmente, em numerosas regiões do mundo. O Brasil, por exemplo, é um dos países que faz uso desse sistema.
Assim, não é de se surpreender que o assunto seja abordado com grande frequência nas principais provas do país, principalmente em questões de história e geografia.
Mas você sabia que o sistema capitalista sempre funcionou da maneira com a qual funciona hoje?
Isso mesmo! Vamos conhecer, a seguir, quais foram as fases do sistema capitalista.
Fases do Capitalismo: o surgimento do sistema
O capitalismo, em sua forma primitiva, surgiu a partir da metade do século XIV, em que o sistema feudal, que vigorava até então, já não mais conseguia sustentar a ordem social da época. Nesse momento, as relações trabalhistas sofreram alterações, iniciando o processo que ficaria conhecido como “Renascimento Comercial”, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo.
Fases do Capitalismo: “A Riqueza das Nações”
A obra “A Riqueza das Nações”, escrita em 1776 pelo pensador escocês Adam Smith, surgiu em meio à Primeira Revolução Industrial, que acontecia na Inglaterra. Smith, nesse livro, analisa os impactos e as estruturas do sistema econômico que estava sendo consolidado naquele momento. Dentre as suas principais características, o autor destacou a propriedade privada, a comercialização em larga escala dos bens de consumo e a busca pelo lucro.
Fases do Capitalismo: um processo lento
O desenvolvimento do sistema capitalista ocorreu de maneira lenta. Isso porque, alguns resquícios do feudalismo, presentes nos séculos XIV e XV, atrapalharam, de certa forma, a aceleração do processo. Um bom exemplo disso era a atuação da a Igreja Católica que, em suas restrições, condenava a usura, impedindo que o processo ocorresse de maneira mais rápida.
Fases do Capitalismo: capitalismo comercial
A primeira fase do capitalismo, denominada, por alguns autores, de fase “pré-capitalista”, é chamada de “capitalismo comercial”, ou também de “mercantilismo”.
Essa fase caracterizou a Europa dos séculos XV e XVIII e possuiu como principal característica o fato de se comportar como uma fase de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Nesta fase, os Estados Nacionais europeus procuraram acumular riquezas, principalmente a partir da conquista de novos territórios e a consequente exploração dos recursos contidos por esses, possibilitada pelas Grandes Navegações.
Fases do Capitalismo: capitalismo industrial
O termo “capitalismo industrial” é utilizado em referência à segunda fase do capitalismo, que surge no século XVIII. Esse momento é caracterizado pela Primeira Revolução Industrial e, consequentemente, pelo surgimento da classe operária, das fábricas e de um modo diferente de produção.
Fases do Capitalismo: capitalismo financeiro
Denomina-se de “capitalismo financeiro” a terceira fase do capitalismo. Nela, os bancos e as instituições financeiras atuam com grande influência dentro da sociedade e da política, principalmente através do controle de capital.
Alguns estudiosos afirmam que essa fase predomina até os dias de hoje. Outros, por sua vez, acreditam que o capitalismo que vigora na atualidade pode ser denominado de “global” e estaria em sua quarta fase.