Crise do Feudalismo: um resumo para as provas

A Crise do Feudalismo: tudo o que você precisa saber

A Crise do Feudalismo marca um período crucial da história humana, em que diversas transformações fundamentais ocorrem.

Dessa maneira, não é de se surpreender que o assunto apareça com uma grande frequência nas principais provas do país, especialmente nos vestibulares e no ENEM.

Assim, é fundamental que você domine as características desse assunto para responder as questões que o abordam com facilidade.

A Crise do Feudalismo: Introdução

Durante a Baixa Idade Média, mais especificamente entre os séculos XI e XV, ocorreu a chamada Crise do Feudalismo.

Durante esse período, o sistema feudal perdeu a sua força e a sua importância, o que culminou em uma crise que acabaria com o sistema. Da mesma forma, o período também marcou o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna.

A Crise do Feudalismo: Contexto Histórico

O feudalismo foi um sistema econômico baseado na posse de terras, na monarquia e na centralização do poder . Ele esteve presente em uma sociedade marcada pela autossuficiência, pela inexistência de uma mobilidade social e dividida entre nobreza, clero e povo.

Diversos são os fatores que levaram ao declínio e à queda do sistema vigente durante a Idade Média. Cada fator teve sua importância para a mudança social que se seguiu com o início da Idade Moderna,.

Vamos ver, então, a seguir, os principais motivos que culminaram no fim do sistema.

A Crise do Feudalismo: Principais Motivos

A Burguesia

A partir do século XII, uma nova classe social surgiu: a burguesia. O interesse principal da nova classe era o comércio e, por sua vez, o espaço para o crescimento comercial era reduzido durante o feudalismo.

Assim, buscou-se criar novos espaços para que o comércio pudesse ser realizado. A solução encontrada foi a criação dos burgos, as primeiras cidades.

Além disso, o surgimento da burguesia resultou também no êxodo rural, em que as pessoas saíam de seus feudos para as novas cidades em busca de melhores condições de vida.

Com isso houve também o surgimento das moedas, para suprir a demanda comercial que se iniciou.

Peste Negra

A pandemia de Peste Negra do século XIV foi uma das piores pandemias da História. Com a doença, um terço da população europeia foi dizimada e, consequentemente, a mão de obra rural foi perdida, consolidada ainda mais a crise feudal que se iniciava. Com menos trabalhadores, os senhores feudais não tinham como sustentar os seus grandes feudos, perdendo muitos lucros.

As Cruzadas

As expedições organizadas pela Igreja Católica fortaleceram o comércio e o renascimento comercial na Europa, uma vez que estabeleceram uma série de conexões entre Oriente e Ocidente. Além disso, a expansão comercial colocou fim na dominação árabe no Mar Mediterrâneo, ampliando as negociações comerciais realizadas por mercadores europeus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.